Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 245

Boletim IEA - 245

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/07/2017 14:44

Edição 245 — 22 de março de 2017
AGENDA

Seminário discute os riscos da política econômica de Trump para o Brasil e América Latina

O economista Gilson Schwartz, integrante do Programa Ano Sabático do IEA em 2017, organiza o seminário Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina. No dia 28 de março, às 14h, na Sala de Eventos do IEA, um grupo de conferencistas irá discutir a política externa e o perfil do novo presidente dos EUA partindo de perguntas como: O que significa o novo populismo em escala global? Como os mercados e instituições financeiras nacionais e multilaterais reagirão ao novo cenário político que prega o unilateralismo? Qual o risco da agenda neoconservadora de Donald Trump interromper ou perverter políticas públicas na América Latina voltadas para o desenvolvimento sustentável com inovação e democratização de oportunidades? Para participar é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Pesquisadores de Birmingham apresentam estudos sobre as desigualdades sociais no Brasil e na Índia

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, apresentarão no IEA dois eixos de suas pesquisas sobre cidades sustentáveis, no dia 29 de março, às 10h. Peter Kraftl, que realiza estudos sobre a geografia das crianças, conduzirá o painel "(Re)conectando o ‘Nexo’: Experiências e Lições dos Jovens Brasileiros sobre Alimentação, Água e Energia", no qual mostrará os resultados de pesquisa sobre como esses recursos estão entrelaçados nas vidas e no trabalho das pessoas. No segundo painel, intitulado "Urbanismos na Índia: Vida Urbana, Sustentabilidade e Cotidiano", Sophie Hadfield-Hill, professora de Geografia Humana, falará sobre dois projetos que avaliam se as iniciativas para tornar as cidades indianas inteligentes permitirão também uma transformação urbana sustentável. O debate será em inglês e transmitido ao vivo. A participação presencial exige inscrição prévia.

PESQUISA

Professores da 1ª turma do Programa Ano Sabático do IEA fazem balanço das atividades

De março de 2016 a fevereiro deste ano, a primeira turma de professores selecionada para participar do Programa Ano Sabático do IEA esteve imersa em suas pesquisas e integrada às atividades do Instituto. Em 12 meses, eles produziram artigos, capítulos de livros, música e comunicações em encontros internacionais de suas áreas. Alguns dos projetos não foram concluídos, mas estão em estágio avançado de produção, como é o caso do de Rodolfo Nogueira Coelho de Souza, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP), que se propôs a compor uma ópera e, neste período, escreveu o libreto da obra e compôs parte da música. O IEA conversou com os pesquisadores e fez balanço do primeiro ano do programa.

RELATO

Representatividade feminina no sistema artístico precisa ser mais bem avaliada

A história da arte no Brasil não poderia ser escrita sem as referências fundamentais das grandes artistas mulheres, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lygia Clark, Tomie Ohtake e muitas outras. Elas têm espaço garantido não só na cultura, como no mercado da arte. A situação confortável dessas artistas no Brasil, porém, deve ser olhada com cuidado, pois a aparente vantagem pode estar atrelada a uma perspectiva histórica que não necessariamente reflete a atual situação desse campo, no que se refere às novas artistas da contemporaneidade. A observação foi feita pela professora e pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, Ana Paula Cavalcanti Simioni, durante o debate “Arte e Gênero”, realizado no dia 8 de março no IEA, numa parceria entre o IEB, o IEA e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.