Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 246

Boletim IEA - 246

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/07/2017 15:53

Edição 246 — 5 de abril de 2017

Narrativas sociais sobre água, cidadania e políticas públicas

Joanne Garde-Hansen, diretora do Centre for Cultural and Media Policy Studies, da University of Warwick, Reino Unido, estará no IEA no dia 17 de abril, das 15h às 18h, para discutir o tema Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra. No encontro, na Antiga Sala do Conselho Universitário, ela iniciará uma reflexão sobre a diversidade ligada a temas que merecem mais atenção na terminologia científica e nas políticas públicas. Garde-Hansen vem trabalhando com pesquisadores brasileiros na construção de narrativas sociais ligadas a água e políticas públicas e defende que buscar conexões e convergências entre termos, como “seca” (que assume significados diferentes no Brasil e na Europa), pode favorecer o diálogo entre nações e culturas. A atividade será em inglês, sem tradução simultânea, e transmitida ao vivo pelo site do IEA. Não é necessário inscrição.

Colóquio analisa novas ideias para sustentabilidade das cidades

A dinâmica urbana da atualidade exige novos conceitos e práticas de intervenção para que se encontrem respostas aos problemas das cidades, segundo os organizadores do Colóquio Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades, que se realiza nos dias 25 e 26 de abril, no IEA. Além de pesquisadores da USP e de outras universidades, o colóquio contará com a participação do sociólogo Jean-Louis Missika, adjunto da Prefeitura de Paris para assuntos de urbanismo, arquitetura, Grande Paris, desenvolvimento econômico e atratividade. O encontro é organizado pelo IEA e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pela internet. A atividade será transmitida ao vivopela web.

Mesa-redonda irá discutir relação da gestão municipal com o setor privado

O Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA irá promover uma discussão sobre a forma como o prefeito da capital paulista, João Dória, vem conduzindo a gestão da cidade, estabelecendo parcerias com o setor privado. A mesa-redonda A Venda de São Paulo como Política Pública: a Radicalização da Cidade como Negócio, acontece no dia 8 de maio, das 10h30 às 13h, na Sala de Eventos do IEA. O encontro será transmitido ao vivo pelo site do Instituto.

IEA NA RÁDIO USP

Rádio USP inicia programa Jornal da USP em parceria com o IEA

No dia 27 de março, o IEA e a Rádio USP iniciaram o programa Jornal da USP. Transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, em São Paulo (93,7 MHz) e em Ribeirão Preto (107,9 MHz), o jornalístico é apresentado por Roxane Ré. Com a parceria, espera-se ampliar a divulgação da pesquisa produzida na USP e a opinião de seus professores sobre questões da atualidade, buscando, sempre que possível, apontar caminhos para solução de problemas. Algumas entrevistas já realizadas estão disponíveis on-line.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.