Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 247

Boletim IEA - 247

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/07/2017 15:53

Edição 247 — 28 de abril de 2017
AGENDA

Em seminário, Luiz Bevilacqua discute como retomar o desenvolvimento industrial no Brasil

As flutuações do processo de desenvolvimento industrial brasileiro e o papel da indústria, universidades e Estado serão discutidos pelo engenheiro Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA em 2017. Na conferência Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial, organizada pelo Observatório da Inovação e Competitividade, ele irá refletir sobre formas eficazes de retomar o desenvolvimento do país e evitar o colapso da economia. O encontro acontece dia 5 de maio, às 10h, na Sala de Eventos do IEA. Haverá transmissão ao vivo pelo site do Instituto.

A agricultura urbana como forma de reorganização do espaço urbano e as ações de governo, sociedade civil e mercado em experiências exitosas da prática serão apresentadas no primeiro "Encontro com o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana", uma série para expor as pesquisas e trabalhos de seus membros e promover discussões. A atividade Agricultura Urbana: Ativismo e Ação Pública acontece no dia 5 de maio, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA, e terá duas exposições:  “Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas” e "Redes, Ideias e Ação Pública na Agricultura Urbana: os casos de São Paulo, Montreal e Toronto". Haverá transmissão ao vivo pela web.

Pesquisador de Stanford trata da recessão da democracia no mundo

Em encontro que marcará o lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, o cientista político Larry Diamond, da Universidade de Stanford, fará a conferência Há uma Recessão Democrática no Mundo?.O encontro, que acontece no dia 12 de maio, às 9h, na Sala de Eventos do IEA, irá discutir a crise da democracia, com comentário de Sergio Fausto, da Fundação Fernando Henrique Cardoso, e José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia. Diamond é um dos autores da coletânea de quatro volumes. A participação presencial requer inscrição prévia. Será possível acompanhar ao vivo pela web.

Universidades discutem meios de ampliar a interdisciplinaridade e promover a inovação

Pesquisadores de diversas universidades e instituições de fomento à pesquisa se reunirão no dia 15 de maio para refletir sobre teorias e práticas interdisciplinares e sobre o desafio de construir com a comunidade acadêmica e científica respostas para demandas da sociedade. O encontro acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência acontece das 8h30 às 18h, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. O objetivo é promover a ampliação do diálogo entre várias áreas do conhecimento, a renovação de práticas pedagógicas e científicas e o estímulo à inovação. Para participar é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

PESQUISA

Um projeto para ampliar o entendimento sobre os distúrbios do desenvolvimento sexual

A falta de informação sobre o distúrbio do desenvolvimento sexual e seu tratamento adequado são fontes de estigmatização social e sofrimento dos pacientes, que podem ter uma qualidade de vida normal se tiverem a devida assistência e acompanhamento. Para pensar e desenvolver material educacional que permita o tratamento e diagnóstico desses pacientes, a endocrinologista Berenice Bilharinho de Mendonça, professora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), participa do Ano Sabático do IEA de 2017. Ela se dedica há 40 anos ao estudo dos DDS e ao acompanhamento de pessoas afetadas por eles.

IEA NA RÁDIO USP

A revogação do Plano de Energia Limpa pelo presidente americano Donald Trump pode trazer consequências graves para o futuro do clima no planeta. Se a política adotada por ele for seguida por outros países e o mundo voltar a utilizar mais combustíveis fósseis, é possível que em alguns anos os esforços para diminuir o aquecimento global sejam drásticos e muito mais caros. Esta é a opinião de Marcos Buckeridge, coordenador do USP Cidades Globais do IEA, que concedeu entrevista ao programa de rádio Jornal da USP, uma parceria do Instituto com a Rádio USP. Ouça a entrevista.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.