Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 251

Boletim IEA - 251

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 16:27

Edição 251 — 3 de agosto de 2017
CULTURA

Diretor-geral da Pinacoteca apresenta seu plano para o museu

Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo desde maio, estará no IEA no dia 7 de agosto, às 14h, para apresentar seu plano para o museu e dialogar com especialistas da área sobre gestão cultural. Além de Martin Grossmann, coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, que organiza o encontro, participarão do debate Ana Letícia Fialho, do Ministério da Cultura; Daniel Rangel, do N+1 Arte Cultura; Felipe Arruda e Paulo Myiada, do Instituto Tomie Ohtake; Ilana Goldstein, da Universidade Federal de São Paulo; Jorge Schwartz, do Museu Lasar Segall; José Augusto Ribeiro, da Pinacoteca; e Luciana Guimareães, da Fundação Bienal de São Paulo. A atividade terá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Relação entre arte, cultura e política será tema de encontros da Cátedra Olavo Setubal em agosto

Três encontros neste mês marcarão o início das atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a titularidade de Ricardo Ohtake. No dia 15 de agosto, o seminário Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake reunirá grandes nomes da cultura nacional. O debate acontece das 14h30 às 17h30, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo. Os outros dois encontros avaliarão a contribuição central de cinco instituições culturais em São Paulo, sempre com a presença de gestores da área e com a moderação de Ricardo Ohtake. O primeiro, em 22 de agosto, às 14h30, será no Museu Afro Brasil, seguido pela atividade do dia 29 de agosto, no mesmo horário, na Sala Multiuso do Itaú Cultural. Todos os eventos terão transmissão ao vivo no site do IEA.

Conferência relaciona o poder dos livros com o medo e as censuras através da história

Jean-Yves Mollier, professor emérito da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França, falará na Sala de Eventos do IEA sobre o poder dos livros e como eles foram combatidos e censurados através dos séculos. O encontro Quem tem medo dos livros? acontece no dia 17 de agosto, às 10h30, com tradução simultânea e transmissão ao vivo pela web. Para participação presencial, é necessário inscrição prévia. Mollier dedicou sua carreira à história do livro, da edição e das práticas de leitura na França do século XIX ao século XXI. O encontro é organizado por Marisa Midori Deaecto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, integrante o Programa Ano Sabático do IEA.

A Academia como instituição ocidental e suas relações com o ensino superior

O artista e professor espanhol Antoni Muntadas, do Instituto de Arquitetura de Veneza, Itália, faz a conferência Sobre Academiano dia 18 de agosto, às 14h, na Sala de Eventos do IEA, quando discutirá o projeto de mesmo nome que ele tem apresentado em vários países. O trabalho é constituído por uma exposição que estimula a reflexão sobre dois aspectos: a relação entre as estruturas universitárias e a Academia, considerada como instituição do ocidente, e a forma como a diversidade do sistema americano de ensino superior influencia a educação e, consequentemente, os vários modelos pedagógicos. Na conferência, ele vai propor um debate orientado pelas características do modelo de ensino superior brasileiro. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado e tem coordenação de Martin Grossmann. Haverá transmissão ao vivo pela web. A participação presencial requer inscrição prévia.

Legado das Olimpíadas do Rio será tema de seminário

Apesar dos recursos investidos, as Olimpíadas Rio 2016 deixaram um legado questionável para a cidade-sede e para os atletas. O assunto será discutido no encontro Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontece no dia 7 de agosto, às 9h, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. “O legado material ficou num vácuo até dois meses atrás, porque autoridades municipais e estaduais disseram que não tinham condições de cuidar daquilo”, comenta a organizadora do evento Katia Rubio, professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e integrante do Programa Ano Sabático do IEA. Haverá transmissão ao vivopelo site do IEA. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia.

Encontro reúne pesquisadores que estudam aprendizado de máquina na USP e em empresas

Empresas, pesquisadores e grupos de pesquisa se reunirão no Strategic Workshop Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo, que acontece no dia 14 de agosto, às 8h30, na Sala de Eventos do IEA. De acordo com os organizadores, a área de aprendizado de máquina sofreu grande avanço nos últimos anos. Sistemas de recomendação, decisão, classificação e extração de informações, diagnóstico e apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. O workshop reunirá pessoas que trabalham com o tema, identificando interesses comuns e complementares que possam levar a projetos de colaboração. Para participar, é necessário realizar inscrição. Quem não puder comparecer, pode acompanhar ao vivo pela web.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.