Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 253

Boletim IEA - 253

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 16:41

Edição 253 — 1º de setembro de 2017
CULTURA

O impacto do 'digital' nas políticas públicas culturais de Portugal e UE

A socióloga Helena dos Santos, pesquisadora do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC Digital) de Portugal, estará no IEA no dia 4 de setembro, às 14h, para a conferência Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal. Santos abordará o estado da arte do 'digital cultural' em Portugal, centrando sua fala nas implicações que esse processo de relação cada vez mais universalizada com o sistema tecnológico-informacional-comunicacional apresenta no domínio das políticas públicas para a cultura em Portugal e União Europeia. A organização do encontro é de José Teixeira Coelho Netto, coordenador do Grupo de Estudos Humanidades Computacionais do IEA. 
Inscrição para participação presencial | Transmissão ao vivo pela web.

Diretores do Masp e do Itaú Cultural discutem papel das instituições culturais na formação de São Paulo

O diretor presidente do Masp, Heitor Martins, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, serão os próximos gestores culturais a falar sobre o papel das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo. O encontro Instituições Culturais II acontecerá no dia 19 de setembro, às 19h, na Sala Multiuso do Itaú Cultural, e integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão”. Como na primeira atividade, nesta a moderação também será de Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que promove o ciclo.
Para participar, é necessário retirar ingressos no local | Transmissão ao vivo pela web

CIDADES

Seminário analisa as macrometrópoles chinesas e brasileiras

O crescimento extraordinário das megacidades chinesas e as características de São Paulo e Rio de Janeiro, as megacidades brasileiras presentes na lista de 32 aglomerações urbanas do planeta com mais de 10 milhões de habitantes em 2010, serão discutidos por pesquisadores franceses e brasileiros no encontro Macrometrópoles de Alta Densidade: São Paulo e Xangai, no dia 12 de setembro, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.
Inscrição para participação presencial | Transmissão ao vivo pela web

ENGENHARIA

CEO da Quanser trata do futuro do ensino da engenharia no Brasil, impactado pela evolução tecnológica

No dia 14 de setembro, às 9h30, Paul Gilbert, CEO da multinacional Quanser, de material didático, fará uma conferência sobre o futuro do ensino da engenharia no Brasil, que passa por uma fase de transição causada pela evolução tecnológica. No evento A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas, que acontece no Auditório da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP (Poli), o CEO da Quanser será acompanhado pelos debatedores Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA, e Mário Salerno, professor da Poli e coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade, sediado no IEA, com moderação de José Roberto Cardoso, também da Poli. 
Inscrição para participação presencial | Transmissão ao vivo pela web | Em inglês, sem tradução simultânea

Cozman trata do sucesso e das perspectivas do aprendizado de máquina

Dois fenômenos foram essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos 15 anos: o aumento de capacidade computacional e da tecnologia de sensores e a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. O seminário A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina, no dia 22 de setembro, às 10h, no IEA, vai analisar o tema e sugerir alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro. A exposição será de Fabio Gagliardi Cozman, do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP. Inscriçãopara participação presencial | Transmissão ao vivo pela web

Simpósio sobre História da Ciência recebe propostas para sessões até 28 de setembro

O Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares recebe até 28 de setembro propostas de professores, pesquisadores e pós-graduandos (da USP, do Instituto Butantan, do IPEN e do IPT) para participar das sessões de comunicação oral. O simpósio, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, é organizado pelo Centro Interunidades de História da Ciência da USP e Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina. 
Inscrição para participação presencial | Transmissão ao vivo pela web

CURSO

Curso de extensão oferece aulas sobre fatores psicossociais da vida de refugiados e imigrantes

Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade é o curso de extensão que a Unifesp realiza de 23 de setembro a 2 de dezembro em seu campus na Vila Clementino, São Paulo, com apoio do IEA. O objetivo é introduzir profissionais que trabalhem com imigração ao conhecimento de uma abordagem intercultural. Serão selecionados 30 alunos. Os interessados em participar da seleção deverão enviar currículo e carta de intenções até 15 de setembro. A organizadora do curso é a psicóloga Sylvia Dantas, professora da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.