Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 254

Boletim IEA - 254

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 16:49

Edição 254 — 5 de outubro de 2017
EDUCAÇÃO

Especialistas em educação discutem qualidade do ensino básico no Brasil

A qualidade e os principais desafios da educação básica pública serão debatidos no IEA no próximo dia 9 de outubro, das 9h às 17h. Organizado pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, o evento acontecerá na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, com transmissão ao vivo pela internet. Para participar presencialmente, faça sua inscrição. Na parte da manhã, falarão Guiomar de Mello, ex-secretária da Educação da cidade de São Paulo, e Luís Carlos Menezes, membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da Unesco para propostas curriculares. À tarde, a mesa terá José Nalini, secretário de Educação do Estado de São Paulo, e Nilson Machado, coordenador do Grupo de Estudos.

POLÍTICA

Analistas discutem turbulências políticas na América Latina e Europa, e seu impacto na democracia

A crise da democracia será tema de um evento nos dias 10 e 11 de outubro. Democracias em Crise? Experiências Europeias e Latino-Americanas inicia-se com um talkshow para comentar as experiências na Europa e América Latina, a partir das 19h, no auditório do Goethe-Institut. No dia seguinte, às 9h, na Sala de Eventos do IEA, o debate abordará o que é uma crise da democracia, suas variantes e causas, de acordo com as experiências brasileira, europeia e latino-americana. A organização é da Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, Fundação Friedrich Ebert (FES), do Goethe-Institut São Paulo e Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA. Todo em inglês, o evento terá tradução simultânea, com transmissão ao vivo pela web apenas no segundo dia. A participação presencial requer inscrição prévia.

CULTURA

Um ciclo de seminários sobre instituições, dirigentes culturais e exposições de artes visuais

Até novembro deste ano, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência realiza o ciclo Cultura, Institucionalidade e Gestão, com encontros sobre as principais instituições culturais brasileiras, gestores culturais e exposições que marcaram o país de 1949 a 2015. Os expositores são dirigentes, pesquisadores e artistas. Os cinco seminários já realizados trataram de cinco instituições (Museu Afro Brasil, Sesc São Paulo, Bienal, Masp e o Itaú Cultural) e quatro dirigentes (Ricardo Ohtake, Ariano Suassuna, Walter Zanini e Paulo Emílio Salles Gomes). O próximo será dia 10 de outubro, às 14h30, no Pavilhão da Bienal, e tratará da experiência como gestores culturais de Paulo Herkenhoff, atual diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR), e Carlos Augusto Calil, ex-secretário de Cultura do município de São Paulo e que já dirigiu diversas instituições. Inscreva-se e confira a programação completa do ciclo. Todos os eventos são abertos ao público em geral.

Obra de Hélio Oiticica é tema de seminário no IEA e dossiê da revista "Ars"

Representante da vanguarda artística brasileira das décadas de 1960 e 1970, Hélio Oiticica será tema de um seminário no IEA para discutir “o crescimento de sua fortuna crítica”, assim como a realização de novas experiências curatoriais e editoriais que ocorreram na última década. Neste mesmo dia, será lançado um dossiê sobre Oiticica na Revista Ars, uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. O evento acontece na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, com transmissão ao vivo, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, sempre a partir das 10h. Para participação presencial, é necessário inscrição prévia.

IEA e Faculdade de Medicina lançam documentário sobre dificuldades de locomoção na região do HC

O acesso ao maior complexo hospitalar da América Latina, o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo, foi documentado em um filme produzido por alunos e funcionários do IEA, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e HC. "'Dis'Mobilidade Urbana" mostra as dificuldades de locomoção e transporte que envolvem a região do HC e como isso afeta seus pacientes, principalmente aqueles que têm mobilidade reduzida. O documentário foi lançado no dia 20 de setembro, na FMUSP, e reexibido no dia 23 no Cinearte, no Conjunto Nacional, encerrando a programação da Virada da Mobilidade. O filme está disponível no YouTube.

PESQUISA

Ano Sabático do IEA tem pesquisadores definidos para 2018

O grupo de professores da USP que participará do Programa Ano Sabático do IEA em 2018 já está definido. Serão seis docentes no total, cinco com projetos de um ano e um com projeto de seis meses. Os nomes foram divulgados no dia 30 de setembro, no Diário Oficial do Estado. Após análise dos projetos de 14 candidatos, o Conselho Deliberativo do IEA selecionou pesquisadores das áreas de arqueologia; artes cênicas e moda; história; administração e inovação; direito e políticas públicas; e educação. O grupo é formado por professores do MAE, ECA, FFLCH, FEARP, FD e EACH da USP.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.