Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 255

Boletim IEA - 255

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 17:17

Edição 255 — 17 de outubro de 2017

SOCIEDADE

Poder, inserção social e política das mulheres serão tema de seminário

As relações de gênero serão tema no seminário Relações de Gênero, Saúde Coletiva e Poder, que abordará “como as relações de poder interferem na inserção social e política de mulheres e como elas logram superar as diferentes formas de manutenção das desigualdades próprias da vida cotidiana”. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade, o encontro acontece na Sala de Eventos do IEA no dia 19 de outubro, às 14h, com transmissão ao vivoinscrição prévia para os que desejam assisti-lo presencialmente.

LITERATURA

Silviano Santiago fala de "Machado" e impasses da literatura contemporânea

Um dos mais importantes escritores e intelectuais brasileiros da atualidade, Silviano Santiago discutirá no IEA o seu mais recente romance, “Machado” (Companhia das Letras), e os impasses da literatura contemporânea. O encontro Machado de Assis – Aproximações acontece no dia 24, às 9h30, com transmissão ao vivo pela web e inscrição prévia para participação presencial. A organização é de Dária Jaremtchuk, professora de História das Artes na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e da pós-graduação da ECA-USP. Ela integrou a primeira turma do Programa Ano Sabático do IEA em 2016.

ARTES

Experiências de Aracy Amaral e Justo Werlang serão apresentadas na Pinacoteca

A Pinacoteca receberá, em 20 de outubro, às 14h30, o quinto evento sobre dirigentes culturais, que integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Neste dia, os convidados são Justo Werlang, gestor da Fundação Iberê Camargo, e Paulo Portella Filho, artista e museólogo que falará sobre Aracy Amaral, ex-diretora da Pinacoteca e do MAC-USP. O evento terá transmissão ao vivo pela web e a participação presencial requer inscrição prévia. No dia 24, às 14h30, inicia-se uma nova fase do ciclo, com a primeira conferência sobre exposições que marcaram a cena cultural brasileira. O crítico e curador Agnaldo Farias falará de Bienais e da mostra “Do Figurativismo ao Abstracionismo”, realizada em 1949 no MAM-SP, com curadoria de Leon Deagand. Este encontro será no IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

Ciclo sobre conservação e restauração de bens culturais reúne profissionais da área

Acontece no dia 26 de outubro, às 10h, no IEA, o primeiro encontro de um ciclo sobre restauração e conservação de bens culturais. Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê irá promover a interação entre museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação. Os interessados em participar, devem enviar mensagem para bbm@usp.braté o dia 18. O debate será transmitido ao vivo pela internet, com a possibilidade de enviar comentários e perguntas aos integrantes da mesa-redonda. A organização é do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, do IEA, com apoio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Museu Paulista (MP), os três da USP, e do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas.

Memorial da Resistência recebe exposição de oito artistas sobre a memória das ditaduras na América Latina

Exposição no Memorial da Resistência de São Paulo reunirá oito artistas em um acervo que pretende contribuir para a reflexão sobre a memória das ditaduras na América Latina, com destaque para o Brasil, a Argentina e o Chile. A mostra Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latinaficará em cartaz de 21 de outubro, a partir das 11h, a 12 de março de 2018 e é organizada pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória; Associação Pinacoteca de Arte e Cultura; e Memorial da Resistência de São Paulo, com apoio do Instituto Goethe e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Após a abertura no dia 21, acontecerá o “Sábado Resistente - A Arte da Memória: Pensando Hoje as Ditaduras da América Latina”, com início às 14h.


Encontro discute a arte inspirada na violência da ditadura militar

A conferência Arte como Memória do Mal e Espaço de Ação reunirá artistas e pesquisadores para discutir a relação entre arte e violência, e sobre como apresentar “a dor sem resvalar para o gozo do sofrimento”. Os participantes debaterão o alcance dessa arte crítica e mnemônica, e como os artistas podem se tornar agentes da luta pela memória e pela verdade. O encontro acontece na Sala de Eventos do IEA no dia 23 de outubro, a partir das 10h, com transmissão ao vivoinscrição prévia para os que desejam assisti-lo presencialmente. A atividade é um desdobramento da exposição Hiatus: A Memória da Violência Ditatorial na América Latina.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.