Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 256

Boletim IEA - 256

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/02/2018 17:03

Edição 256 — 9 de novembro de 2017

EDUCAÇÃO

Especialistas discutem EaD e tecnologia na educação básica

No dia 22 de novembro, das 9h às 18h, o seminário Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em Que Pé Estamos? reunirá um grupo de especialistas para tratar das dificuldades de utilizar as tecnologias educacionais interativas nas escolas, dos problemas e desafios da EaD e de como a modalidade pode ser um aliado na formação de professores. Também serão discutidos o design instrucional, a educação híbrida e o papel das mídias digitais na educação. O encontro é o terceiro de uma série de cinco organizada pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. Haverá transmissão ao vivo pela web e para participar presencialmente é necessário realizar inscrição.

ARTE

Frederico Morais e Marcus Lontra relembram eventos artísticos que marcaram os anos 70 e 80

Os críticos e curadores Frederico Morais e Marcus Lontra estarão no IEA no dia 14 de novembro, às 14h30, para tratar de alguns dos mais importantes eventos artísticos brasileiros dos anos 70 e 80: "Do Corpo à Terra", realizado em Belo Horizonte em 1970; "Domingos de Criação", que ocorreram de janeiro a julho de 1971 no MAM-RJ; e a exposição "Como Vai Você, Geração 80?", sediada na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro, em 1984. O encontro integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria do IEA com o Itaú Cultural. Haverá transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente é necessária inscrição prévia.

INOVAÇÃO

Encontro no IEA debaterá inovações para melhorar a produtividade no Brasil

Com o objetivo de pensar formas de melhorar a produtividade da economia brasileira, a conferência Desafios da Inovação promoverá debate sobre as mudanças tecnológicas que afetam a produção no Brasil, levando em consideração, entre outras coisas, a formação educacional dos jovens brasileiros nas universidades, a capacidade de geração de conhecimento científico e o potencial de inovação das empresas. Transmitido ao vivo pela web, o encontro acontecerá no dia 21 de novembro, às 10h, com exposição de João de Negri, economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É necessária inscrição prévia para quem deseja assistir presencialmente.

CIÊNCIA

Simpósio sobre História da Ciência apresentará pesquisas da USP, IPEN, IPT e Instituto Butantan

O Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA e o Centro Interunidades de História da Ciência da USP realizam nos dias 13 e 14 de novembro o Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares, a partir das 9h. Com inscrições encerradas para participação presencial, o simpósio pode ter suas conferências acompanhadas ao vivo pela web. Buscando promover debates e reflexões sobre temas atuais desta área de pesquisa, o evento terá sessões de comunicação oral de professores, pesquisadores e pós-graduandos da USP, do Instituto Butantan, do IPEN e do IPT.

RELATO

“Machado”, o romance de sobrevivência de Silviano Santiago

O escritor e professor de teoria literária Silviano Santiago esteve no IEA em outubro para falar de “Machado”, sua mais recente obra, ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2017. Ele classifica o livro numa categoria que chama de “romance de sobrevivência”. O tema da obra são os quatro anos finais da vida de Machado de Assis. Santiago diz que procurou tratar da própria velhice (“não por exibicionismo”), relacionando-a com a de Machado, a morte de seu melhor amigo e obras como “A Morte de Ivan Ilitch”, de Leon Tostói, e “Retrato do Artista quando Velho”, de Joseph Heller.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.