Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 258

Boletim IEA - 258

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:39

Edição 258 — 7 de dezembro de 2017

UNIVERSIDADE

Índice de Universidades Empreendedoras e observatório sobre o tema são lançados em seminário

No dia 12 de dezembro, às 10h, o IEA sediará o lançamento do Observatório de Universidades Empreendedoras e do Índice de Universidades Empreendedoras (2017), organizado pela Brasil Júnior. Iniciativa do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP, o Observatório será um espaço colaborativo de produção de conhecimento, que buscará formas "capazes de dinamizar a interface entre as instituições universitárias e o seu entorno socioeconômico". A coordenação é de Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA. A participação presencial requer inscrição prévia.

EDUCAÇÃO

Especialistas debatem as vantagens e desvantagens dos documentos oficiais que pautam a educação

Documentos oficiais que regulamentam a educação, como os relativos à Base Nacional Comum Curricular, e outras resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC) ou de Secretarias de Educação serão tema do quarto encontro sobre educação básica promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. No dia 20 de dezembro, das 9h às 18h, especialistas discutirão como tais documentos influenciam na educação básica pública. Com transmissão ao vivo pela internet, o evento requer inscrição prévia para quem quiser participar presencialmente

ARTE

Curador da próxima Bienal de SP apresentará seus projetos e trajetória

Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª Bienal de São Paulo, que acontecerá de setembro a dezembro de 2018, estará no IEA para falar de sua experiência profissional e de seu projeto para a Bienal. O evento, que acontece no dia 13 de dezembro às 14h30, terá também a participação de convidados do meio artístico e museológico, com dinâmica semelhante aos encontros com Paulo Herkenhoff e Jochen Volz, realizados em 2016 e 2017 no IEA. A organização é do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural Entre o Público e o Privado. Para participar, não é necessário inscrever-se. Será possível acompanhar ao vivo pela web.

SOCIEDADE

Processos de fragmentação da sociedade latino-americana e europeia são temas de workshop internacional

Pesquisadores acreditam que os diversos projetos modernos de democracias no século 21 levaram as sociedades contemporâneas a enfrentar ameaças à sua integração social em muitas dimensões. Para discutir esses movimentos, estudiosos do Instituto de Pesquisas Sociais da J. W. Goethe University, de Frankfurt, Alemanha, do Núcleo de Estudos de Violência da USP, e do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade estarão reunidos no workshop Fragmentation and Solidarity: New Challenges to Modern Integration Spheres in Europe and Latin America, que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, das 9h às 18h, na Antiga Sala do Conselho Universitário. Para participar, é necessário realizar inscrição. Em inglês e sem tradução simultânea, o evento será transmitido ao vivo pelo site do IEA.

Pesquisador discute troca e participação social em desastres ambientais

O antropólogo Stelio Marras, que integra o Programa Ano Sabático do IEA, será o conferencista em um seminário que propõe avaliar a pertinência atual das noções de troca e participação diante dos constrangimentos das crises e dos desastres ecológicos ou ambientais dos últimos anos. “Tal revisão conduz ao alargamento dessas noções e, por conseguinte, a um abalo do antropocentrismo ou excepcionalismo dos humanos em sua versão moderna”, defende. Troca e Participação na Era do Fim: Revisão de Conceitos por Força dos Constrangimentos Ecológicos-Ambientaisacontece dia 11 de dezembro, às 14h30, no IEA. Haverá transmissão ao vivo pela web. Não é necessária inscrição prévia.

DOCUMENTÁRIO

IEA lança documentário inédito sobre a luta pelos direitos humanos

Em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o IEA lançará na plataforma Videocampum documentário inédito sobre a história de luta e conquista dos direitos humanos. O filme “Cartografia de Direitos Humanos” apresenta a relação da cidade com as lutas pelo reconhecimento e efetivação da igualdade de raça, sexo, gênero; a luta pelas diretas; a luta pela moradia e pela liberdade de expressão, entre outras. A idealização e concepção é de membros da Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, sediada no IEA até outubro de 2014. Para assistir, acesse www.videocamp.com/pt a partir do dia 10.

CONSELHO

Celso Lafer é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, professor da Faculdade de Direito da USP, é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA. Ele assumirá a cadeira antes ocupada por Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Com mandato de dois anos de duração, Lafer ocupará o cargo destinado a um docente da USP em atividade ou aposentado, que é escolhido pelo reitor da Universidade a partir de uma lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien —  (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.