Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 259

Boletim IEA - 259

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 19/06/2018 10:51

Edição 259 — 5 de fevereiro de 2018

AGENDA

Encontro discute papel da academia na busca por soluções sustentáveis para as cidades

No dia 20 de fevereiro, em duas atividades, o seminário Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em Cidades Globais irá reunir experiências e promover diálogos sobre estudos acadêmicos e intervenções que podem melhorar a qualidade de vida nas metrópoles. Às 9h, no IEA-USP e com transmissão ao vivo pela web, a geógrafa portuguesa Paula Santana apresentará o caso “Euro-Healthy: Shaping European Policies to Promote Health Equity”, que tem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seu foco de ação. Às 14h, na FSP-USP, os ODS voltarão a ser tema de uma mesa-redonda, que irá discutir como as universidades podem voltar suas produções científicas para a solução de problemas locais, tendo como referência questões como segurança, resiliência, sustentabilidade e cidades inclusivas. Para participar do período da manhã, é necessária inscrição prévia.

Relação entre Marcel Duchamp e a artista brasileira Maria Martins é tema de evento no Teatro do Sesi

A relação do pintor e escultor franco-americano Marcel Duchamp (1887-1968) com a artista brasileira Maria Martins (1894-1973) e o diálogo do trabalho do criador dos readymades com outras linguagens, como o cinema e a literatura, serão explorados no evento Ready Made in Brasil: Entre Trópicos, no dia 7 de fevereiro, das 15h30 às 18h30, no Teatro do Sesi, na Av. Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. O evento terá a exibição do filme “Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (2017), dirigido por Francisco C. Martins, seguida de palestra do professor e escritor argentino Raúl Antelo, autor do livro “Marcel com Maria: Duchamp nos Trópicos” (2010). O evento é gratuito, e ingressos podem ser reservados pelo site do Sesi.

REVISTA

'Estudos Avançados' nº 91 trata dos 100 anos da Revolução Russa, de urbanismo e psicanálise

O centenário da Revolução Russa é tema de um dos três dossiês que integram o número 91 da revista “Estudos Avançados”, lançado no final de 2017. Sob a coordenação de Bruno Barreto Gomide, professor de literatura russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a coletânea tem artigos que discorrem sobre a história cultural, política e social da revolução, escritos por pesquisadores do Reino Unido, Brasil e Argentina. Além desse tema, outros dois dossiês compõem a revista: um sobre urbanismo, coordenado pelo designer Ricardo Ohtake, e outro que trata da psicanálise. No ano passado, “Estudos Avançados” foi a revista com mais artigos acessados na plataforma SciELO.

PESQUISA

Jerry Hogan publica livro sobre estudo do comportamento escrito no IEA

Em visita ao IEA na primeira semana de 2018, o etólogo Jerry Hogan, professor emérito da Universidade de Toronto, Canadá, concedeu entrevista sobre seu livro "Study of Behavior - Organization, Methods and Principles", escrito durante sua permanência no IEA como professor visitante de agosto de 2013 a julho de 2015. Lançado em novembro pela Cambridge University Press, a obra procura integrar os vários campos de estudo do comportamento, especialmente a etologia e a psicologia experimental, numa linguagem básica comum.

Marina Massimi e Mario de Vivo são os novos professores seniores do IEA

A especialista em história da psicologia, Marina Massimi, e o biólogo Mario de Vivo, originários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, são os novos professores seniores do IEA. Marina continuará as pesquisas que vem realizando nos últimos anos e organizará publicações e seminários. De Vivo escreverá o livro “Taxonomias da Mente: A Estrutura Biológica e Cultural de Quem Nós Somos”. A categoria de professor sênior da USP destina-se a docentes aposentados que desejem continuar a desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Dossiê Interculturalidades da Revista USP é organizado por Sylvia Dantas, do IEA

A edição 114 da "Revista USP" traz um dossiê que busca refletir sobre o drama de refugiados sírios, africanos e o desafio de combater a xenofobia, o racismo e a intolerância. Com o título Interculturalidades, o conjunto de textos foi organizado pela professora Sylvia Dantas, coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, e é composta por artigos de membros e de convidados que proferiram palestras em eventos do grupo. São pesquisadores de diversas áreas que observam e questionam os deslocamentos humanos no mundo globalizado. “Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 244 milhões de pessoas residem em um país diferente daquele onde nasceram, um aumento de 41% em relação ao ano 2000. Destes, quase 20 milhões são refugiados”, explica Silvia Dantas.

INSTITUCIONAL

Inaugurada nova sede do IEA, na Rua do Anfiteatro

A nova sede do IEA foi inaugurada no dia 18 de janeiro, em cerimônia com a participação de autoridades universitárias e do governo estadual. Localizada na Rua do Anfiteatro, 513, em espaço antes ocupado pelo Conselho Universitário (Co.) e alguns organismos da Reitoria, a nova sede é 170% maior do que as instalações até agora utilizadas pelo Instituto. Será possível abrigar 40 pesquisadores simultaneamente e organizar eventos com público de até 120 pessoas, no Auditório IEA (antiga sala do Co.), ou até 60 participantes, na Sala Alfredo Bosi.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien —  (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.