Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 260

Boletim IEA - 260

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 23/08/2018 16:18

Edição 260 — 7 de março de 2018

INSTITUCIONAL

IEA sediará primeiro encontro de diretores da Ubias realizado no continente americano

De 19 a 23 de março, o IEA será o anfitrião do quinto encontro bienal de diretores de institutos de estudos avançados integrantes da rede internacional Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study). Esta é a primeira vez que a reunião será realizada no continente americano. Seguindo um dos objetivos da rede, os participantes pensarão novas formas de colaboração entre os institutos e seus pesquisadores, seja em programas ou plataformas colaborativas. Eles também escolherão o tópico do ano de 2019, um tema de importância global a ser explorado em diferentes atividades e formatos pelos pesquisadores dos IEAs.

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, é a nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

A educadora e ativista social Eliana Sousa Silva é a nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, substituindo o designer Ricardo Ohtake, que ocupou a posição em 2017. A Cátedra é resultado de uma parceria do IEA com o Itaú Cultural. Diretora fundadora da Redes da Maré, no Rio de Janeiro, Eliana tomará posse no dia 27 de março, em cerimônia na USP. Ela é a primeira mulher na vaga, com a missão de trazer para a universidade a discussão sobre a cultura no campo expandido, bem como o papel desta como agente de mediação e transformação social.

AGENDA

Seminário destaca importância das experiências inovadoras em educação básica

Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas de boa qualidade. Para tratar desses exemplos, o Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira realiza o seminário Escolas e Experiências: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? no dia 12 de março, das 9 às 17h, no IEA, com transmissão ao vivo pela Internet. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia. O objetivo central do seminário é conhecer as experiências inovadoras, os desafios por elas enfrentados e debater as transformações necessárias para que elas deixem de ser minoria na educação pública brasileira.

Oficina utiliza a arte para criar pedagogia estética na educação em direitos humanos

Um ciclo de encontros irá utilizar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos. Organizada pelo Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do IEA, a oficina População em Situação de Rua e Direitos Humanos acontece no dia 15 de março, às 10h15, na Sala Alfredo Bosi do IEA. Será a primeira do ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos, que buscará desenvolver uma pedagogia estética da educação em direitos humanos, trabalhando a sensibilidade dos participantes no olhar para a questão. Haverá transmissão ao vivo pela web e não há necessidade de inscrição para participar presencialmente.

Especialistas discutem como aproveitar o potencial brasileiro em recursos naturais estratégicos

No dia 16 de março, às 9h, no IEA, o seminário Diálogo sobre Cooperação Tecnológica - Transformando Recursos em Riquezastratará do potencial do país em recursos naturais considerados estratégicos e dos possíveis caminhos para fazer com que eles possam vir a ser uma nova fonte impulsionadora de desenvolvimento sustentável. Com transmissão ao vivo pela internet e inscrição prévia para participação presencial, o evento terá como conferencistas Caetano Juliani, professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental (GSA) da USP, Fernando Landgraf, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e Eduardo Ribeiro, presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Vinícius Sayão — Versão em inglês / English version: Richard Meckien —  (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.