Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 261

Boletim IEA - 261

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 23/08/2018 17:02

Edição 261 — 3 de abril de 2018
INSTITUCIONAL

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, assume a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

No dia 27 de março, a educadora e ativista social Eliana Sousa Silva tomou posse como a nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o IEA e o Itaú Cultural. Ela substitui o designer Ricardo Ohatke, que ocupou a vaga em 2017. Em cerimônia marcada pela emoção, a catedrática lembrou a morte de sua amiga Marielle Franco, vereadora brutalmente assassinada no dia 14 de março no Rio de Janeiro. Para Eliana, que, assim como Marielle, cresceu na Favela da Maré, a cátedra é uma oportunidade de contribuir com "a luta para que muitas outras Marielles surjam e possam viver com plenitude, alegria e liberdade". Ela quer contribuir para que a universidade “seja mais aberta, mais democrática, mais negra e periférica”.

Diretores de IEAs definem diretrizes de rede internacional para os próximos dois anos

O IEA-USP tornou-se o nó central da rede internacional Ubias (sigla em inglês para Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades) para os próximos dois anos. Isso aconteceu com a eleição do vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, para ser o coordenador da entidade até 2020. A escolha de Plonski ocorreu durante a reunião de diretores de IEAs integrantes da Ubias realizada no IEA-USP de 19 a 23 de março. O encontro tratou das atividades da rede nos últimos dois anos, discutiu temas para atividades conjuntas dos institutos e aprovou a ampliação de 39 para 44 membros. Entre os novos participantes está o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, o qual passa a integrar a representação brasileira ao lado do IEA-USP e do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

AGENDA

Carlos Nobre trata dos avanços na pesquisa sobre o Sistema Terra

Carlos Afonso Nobre, um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estará no IEA para o encontro Conversa sobre o Sistema Terra, no dia 10 de abril, às 10h, na Sala Alfredo Bosi, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. Segundo os organizadores, por mais antiga que seja a suspeita de que a Terra deva ser entendida como um sistema, essa ideia só começou a amadurecer na segunda metade dos anos 1980. No encontro, Nobre abordará os avanços nos estudos sobre o tema.

Seminário propõe repensar a divisão das grandes áreas do conhecimento

A divisão do conhecimento em três grandes áreas será tema de um encontro que pretende questionar tal separação e propor um novo formato para ser utilizado nas universidades brasileiras. O seminário (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento acontece no dia 13 de abril, às 14h, na Sala Alfredo Bosi, no IEA, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. O organizador do evento, o músico e professor Rubens Russomanno Ricciardi, defende que a divisão cristalizada do conhecimento em Ciências Exatas, Biológicas e Humanas tem levado, não raramente, a resultados acadêmicos menos fecundos que o desejado, prejudicando o planejamento e a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Embaixador brasileiro faz conferência e lança livro sobre a ameça aos direitos humanos

A crise pela qual passam os direitos humanos, o descrédito que parte da população dá ao tema e as ameaças reais a esses direitos são assunto do novo livro do embaixador José Augusto Lindgren Alves. Ele estará no IEA no dia 6 de abril, às 14h, para lançar a obra “É preciso salvar os direitos humanos” e discutir a questão na palestra Direitos Humanos no Brasil e no Mundo. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Cientista política alemã debate as diversas formas de democracia

Os prós e contras dos debates sobre a democracia e aspectos atuais das abordagens para os diferentes formatos desse sistema político serão discutidos no dia 20 de abril, às 9h, no IEA. Anja Mihr, fundadora e diretora de um programa do Centro Humboldt-Viadrina de governança através dos direitos humanos, em Berlim, abordará as formas de democracia multinível, multi-stakeholder, líquida e "além do institucionalismo". Entre outras reflexões que serão abordadas, está a questão do que aconteceria se as instituições – parlamentos, governos, partidos políticos e até tribunais e burocracias efetivas – já não fossem fundamentais para as partes interessadas (stakeholders). Haverá transmissão ao vivo pela internet. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia.

Seminário debate a luta por melhores condições de vida de segmentos urbanos vulneráveis

Representantes de vários segmentos sociais vulneráveis e em luta por melhores condições de vida no espaço urbano apresentarão suas posições no seminário Movimentos e Grupos Urbanos Recentes: Vozes da Cidade, no dia 6 de abril, às 10h, no IEA, com transmissão ao vivo pela internet. As discussões serão orientadas por três aspectos: 1) como esses segmentos sociais são atingidos por processos de segregação, constrangimento e danos sociais, físicos e simbólicos promovidos pela dinâmica de produção do espaço urbano; 2) como se compõe o repertório de ações para os grupos sociais em questão; e 3) quais as especificidades da ação coletiva no momento atual. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Teoria Urbana Crítica. Para participar, é necessário realizar inscrição.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Ladislau Pereira Sanders Filho, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa Estagiário / Intern: Victor Matiolli Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.