Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 264

Boletim IEA - 264

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 14:57

Edição 264 — 13 de junho de 2018
AGENDA

Literatura produzida nas periferias brasileiras é tema de seminário da Cátedra Olavo Setubal

A literatura produzida nas periferias do Brasil será o tema da primeira atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a gestão de Eliana Sousa Silva. No dia 18 de junho, às 14h, no IEA, o seminário Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade inaugura a série de diálogos “Centralidades Periféricas”, que busca aproximar docentes, técnicos, estudantes, artistas, intelectuais e ativistas das periferias brasileiras. “As ações culturais realizadas por grupos das periferias permitem que estas afirmem um lugar na cidade para além dos tradicionais estereótipos, centrados na carência e na precariedade”, avalia Eliana, que também é fundadora e diretora da Redes da Maré. Para participar presencialmente, é necessária inscrição prévia. Também é possível acompanhar ao vivo pela web.

Conferencista analisa a capacidade emancipatória do desenvolvimento da técnica

A confiança cega de que ciência e técnica são produções neutras do processo tecnológico da emancipação humana constitui um pressuposto "mítico" da modernidade, passível de crítica radical diante da degradação social e ecológica, segundo o professor de filosofia Marildo Menegat, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Para falar sobre este assunto, ele estará no IEA no dia 21 de junho, às 14h, na conferência As Ruínas do Esclarecimento: o Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório?, com inscrição prévia para participação presencial. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Encontro debate as contribuições da filosofia de Martin Buber para as atividades clínicas

No dia 25 de junho, às 14h, pesquisadores irão analisar no IEA como a obra do filósofo e pedagogo Martin Buber, morto em 1965, pode colaborar com o trabalho em clínicas, considerando a importância do diálogo e da intersubjetividade nessas atividades. O austríaco, que aborda a alteridade e a relação dialógica em seus escritos, é tema do livro “Martin Buber, a Filosofia e Outros Escritos sobre o Diálogo e a Intersubjetividade”, de autoria de José Maurício de Carvalho, conferencista no evento. Além dele, participarão como debatedores o médico Paulo Saldiva, diretor do IEA, e a comunicadora Liana Gottlieb. O encontro terá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Encontro debate capacidade das cidades de se adaptar à escassez de recursos

Um seminário no IEA se propõe a dialogar com as questões de resiliência urbana no contexto do nexo água, energia e alimentos. “A resiliência é o que ajuda as cidades a se adaptarem e se transformarem diante desses desafios, possibilitando respostas tanto para o esperado quanto para o inesperado”, explicam os organizadores. Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos acontece no dia 28 de junho, às 14h, e faz parte do projeto ResNexus, uma parceria entre a USP e as Universidades de Wageningen, Holanda, e de Sussex, Reino Unido. O evento pode ser acompanhado ao vivo pela web.

INSTITUCIONAL / INSTITUTIONAL

José Goldemberg: 90 anos do cientista e gestor público

Físico nuclear de formação e especialista em energia sustentável, política de CT&I, educação e meio ambiente, José Goldemberg chega aos 90 anos, comemorados no dia 27 de maio. Atual presidente do Conselho Superior da Fapesp, Goldemberg tem recebido diversas homenagens. Nelas, a criação do IEA em 1986, seu primeiro ano como reitor da USP, tem sido destacada como uma de suas importantes contribuições para o desenvolvimento acadêmico do país.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Denise Alves Fungaro, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha. www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redator / Editor: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.