Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 265

Boletim IEA - 265

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:08

Edição 265 — 26 de julho de 2018
AGENDA

Geógrafo trata de compartilhamento, aspectos tecnológicos e gestão de recursos hídricos

A dificuldade de acesso à água pode estar relacionada não apenas ao grau de sua disponibilidade, mas também à qualidade da gestão dos recursos hídricos disponíveis, segundo o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi. No dia 3 de agosto, às 11h, ele será o expositor da conferência Recursos Hídricos: Do Oriente Próximo ao Brasil, organizada pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina. Por meio de três estudos de caso, Venturi buscará demonstrar que acordos de cooperação de uso compartilhado de bacias hidrográficas e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico "anulam a hipótese de escassez hídrica e eventuais conflitos decorrentes de disputa por água". Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, utilizará como base empírica o contexto da bacia do rio Eufrates - partilhada por Turquia, Síria e Iraque.

Autonomia universitária é tema de Drugowich e Muzy em evento no IEA

Os físicos Paulo de Tarso Muzy e José Roberto Drugowich, autores do livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP", lançado em junho, serão os expositores de um encontro no IEA que discutirá o mesmo tema. No dia 6 de agosto, às 14h30, eles abordarão tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas, todos tratados em profundidade na publicação. A apresentação terá comentários de André Fleur, da Escola Politécnica (EP) da USP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA, e Marcelo Knobel, reitor da Unicamp. A coordenação é de Elizabeth Balbachevsky, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs)

Pesquisadores discutem estratégias para evitar emergências virais no Brasil

No dia 7 de agosto, das 9h às 17h30, no IEA, o Strategic Workshop Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde reunirá pesquisadores e profissionais do mercado de saúde para discutir ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”. A coordenação é de Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Renato Pereira de Souza, do Instituto Adolfo Lutz, e Camila Malta, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

IEA recebe exposição e debate sobre índios e quilombolas do rio São Francisco

Durante quase um mês, a partir de 9 de agosto, o saguão principal do IEA receberá a exposição O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco, projeto da jornalista Michele Amorim Becker, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Organizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, a mostra terá imagens do rio São Francisco em Sergipe e, em especial, de duas comunidades ribeirinhas, a Comunidade Indígena Xokó e a Comunidade Quilombola da Resina. No dia 9, quando da abertura da exposição, será realizada uma mesa-redonda, às 14h, com a participação do filósofo Evaldo Becker, da UFS, e de Michele. Há seis anos eles realizam pesquisa na região.

Encontro trata do papel da engenharia popular no empoderamento e sustentabilidade de comunidades

Jornada Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidade, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, às 9h, no IEA, tratará da prática da engenharia que busca a construção participativa da solução do problema técnico enfrentado por um grupo popular e também a gradativa construção de uma ordem sociotécnica. Além de pesquisadores de várias universidades brasileiras e da Universidade Nacional da Colômbia, o evento reunirá representantes de movimentos sociais e profissionais de engenharia. A organização é do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.

OPORTUNIDADES / OPEN CALLS

Chamadas para pesquisadores no Brasil e no exterior

Prêmio de Pesquisa WhatsApp
Até 12 de agosto

Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos – Grandes Desafios da Ciência
Até 15 de setembro

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), na Alemanha
Até 15 de setembro

Fellowship Programme no Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, na Universidade de Erfurt
Até 1 de outubro

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redator / Editor: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.