Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 266

Boletim IEA - 266

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:10

Edição 266 — 9 de agosto de 2018
AGENDA

Ciclo de debates apresentará propostas em economia, educação, inovação e saúde

Às vésperas de uma das eleições mais tensas da história do país, o IEA reunirá renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, com foco na economia, educação, inovação e saúde. O ciclo Eleições 2018: Propostas para o Brasil terá quatro encontros, sempre às 10h, em eventos com dois expositores. Cada um deles apresentará cinco propostas que consideram imprescindíveis para destravar áreas-chave no desenvolvimento do país, as quais embasarão uma carta aos candidatos a presidente do país. Os expositores serão: em educação, José Goldemberg e Maurício Holanda (dia 31 de agosto); em economia, Marcos Lisboa e Bernard Appy (dia 3 de setembro); em inovação, Carlos Américo Pacheco e Fernanda De Negri (dia 17 de setembro); e em saúde, Drauzio Varella e Mario Scheffer (dia 28 de setembro).

Seminário debate uso da tecnologia em favor da sustentabilidade das cidades

O segundo seminário do ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana irá debater como a tecnologia pode ser utilizada de forma transversal e sistêmica para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. No encontro Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades, que acontece no dia 22 de agosto, das 8h30 às 17h30, os temas de discussão serão: cidades inteligentes, cidades sustentáveis, inovação nas cidades e formação de profissionais para realizar o planejamento e implementação de intervenções sistêmicas, que utilizem da tecnologia para promoção de ambientes urbanos sustentáveis.

Encontro discute a importância da pesquisa no combate à violência contra a mulher

Apesar de 12 anos de existência da Lei Maria da Penha, a violência contra as mulheres por razões de gênero continua apresentando níveis alarmantes e escalas crescentes de gravidade. Para tratar da produção de pesquisas científicas como eixo estruturante das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do IEA e o USP Mulheres realizam, no dia 23 de agosto, às 14h, o seminário Acesso à Informação e Violência contra as Mulheres. O encontro terá como referências a experiência portuguesa do Observatório Nacional de Violência e Gênero (ONVG) da UNL e a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), com a presença dos responsáveis por ambos os estudos. A coordenação será da socióloga Wânia Pasinato, assessora do USP Mulheres.

Breda Skrjanec faz conferência sobre mudanças na gravura desde os anos 80

A gravura contemporânea evoluiu de seus processos básicos para um território interdisciplinar mais amplo, que cobre grande parte da prática artística pós-moderna. A avaliação é da curadora de artes visuais Breda Skrjanec, do Centro Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia, que falará sobre as mudanças na conferência Perspectivas da Técnica da Gravura - Pensando através da História até os Processos Pós-Modernos e Intervenção Social, no dia 27 de agosto, às 10h30, no IEA. O evento será em inglês, sem tradução. Para Breda, um marco na evolução recente da gravura foi a exposição "Thinking Print: Books to Billboards, 1980-1995", realizada pelo Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York em 1996. Essa mostra "detectou e legitimou mudanças na gravura contemporânea para um campo expandido".

130 anos depois da abolição, seminário avalia as nuances da emancipação brasileira

No dia 31 de agosto, oito pesquisadores farão um balanço dos 130 anos da Lei Áurea. O seminário 130 Anos da Abolição: Emancipação, Inclusão, Exclusão, que acontece das 14h às 18h30, discutirá os problemas e consequências do modelo emancipatório adotado aqui e nos Estados Unidos. Entre os expositores e debatedores, da USP e de outras instituições, estão Maria Helena Pereira Toledo Machado, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e participante do Programa Ano Sabático de 2018 do IEA, e Lilia Schwarcz, professora da FFLCH e Global Professor da Universidade de Princeton, nos EUA. Este ano, elas publicaram o livro Emancipação, Inclusão e Exclusão: Desafios do Passado e do Presente (Edusp, 2018), que apresenta parte dos debates da Conferência Humanidades USP de 2013.

 

OPORTUNIDADES / OPEN CALLS

Chamadas para pesquisadores no Brasil e no exterior

Universidade de Strasbourg, França
Até 10 de setembro

Bolsa de PD em Ciências Sociais e Ambientais
Até 31 de agosto

Universidade de Konstanz, Alemanha
Até 15 de outubro



INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redator / Editor: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.