Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 267

Boletim IEA - 267

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:14

Edição 267 — 22 de agosto de 2018

AGENDA

IEA realiza seminários sobre crise hídrica e saúde urbana na 8ª Virada Sustentável

O programa USP Cidades Globais do IEA promoverá dois seminários na 8ª Virada Sustentável, que começa esta semana em São Paulo. No dia 25 de agosto, o painel As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo discutirá o tema com base nas pesquisas apresentadas no "Livro Branco da Água", publicação lançada recentemente pelo IEA e pela Aciesp. No domingo, 26, os convidados buscarão demonstrar como diferentes fatores — ambientais, sociais e econômicos — influenciam a saúde e a qualidade de vida das populações urbanas. O ponto de partida da discussão será o livro "Vida Urbana e Saúde - Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles", lançado recentemente por Paulo Saldiva, diretor do IEA e um dos palestrantes. Os dois encontros acontecerão no auditório do MAC, no Ibirapuera, sempre às 11h.

Conferência analisa as relações entre filosofia e medicina

Na conferência Reflexões sobre Filosofia e Medicina, no dia 27 de agosto, às 14h, primeira de uma série, a doutora em filosofia Monica Aiub, diretora do Interseção - Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo, pretende "estimular a reflexão sobre as práticas cotidianas dos profissionais de medicina e filosofia, tendo como referência o ser humano, considerado em seus múltiplos aspectos". O patologista Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), será o debatedor. A moderação estará a cargo da comunicóloga e pedagoga Liana Gottlieb, da Fundação Cásper Líbero.

Encontro relaciona segurança hídrica e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As principais questões relativas à ampliação da segurança hídrica em diversas regiões do planeta serão discutidas, de 29 de agosto a 1º de setembro, no 1º Workshop Internacional Linking Water Security to the Sustainable Development Goals, com a participarão de pesquisadores e profissionais de diversos países. As exposições e debates serão em inglês, sem tradução.

Série de encontros debaterá políticas públicas para o Brasil superar crise

Em meio a uma crise político-econômica aguda, o Brasil realiza este ano a eleição presidencial mais atribulada desde a redemocratização. Com o objetivo de contribuir para a adoção de políticas pelo próximo governo que retirem o país da situação em que se encontra, o IEA organiza o ciclo de debates Eleições 2018: Propostas para o Brasil, sempre às 10h, no IEA, sem inscrição prévia. O primeiro dos quatro encontros acontece no dia 31 de agosto e discutirá propostas para a educação. Os outros debates serão nos dias 3, 17, 20 e 28 de setembro e discutirão políticas para, respectivamente: economia; ciência, tecnologia e inovação; gestão pública; e saúde. Outra iniciativa propositiva do Instituto é o seminário Brasil: O Futuro que Queremos, no dia 4 de setembro, às 14h, quando serão discutidas, por alguns autores do livro homônimo, ideias para as áreas de segurança pública e saúde. Este encontro requer inscrição. Todas as atividades serão no IEA.

Edição 93 de “Estudos Avançados” reflete sobre o ensino de humanidades

O dossiê “Ensino de Humanidades” da edição 93 da revista “Estudos Avançados”, lançada este mês, abre uma série de publicações em que o periódico tratará de temas relacionados ao ensino básico. Os textos do dossiê tratam de aspectos conjunturais da educação brasileira e trazem reflexões sobre o ensino de filosofia, história, geografia, música, literatura e religião. Para o editor da revista, Alfredo Bosi, é preciso “pensar o saber de modo holístico e problemático”. A revista tem ainda três outras seções: “Vida urbana e saúde”, “Artes e cultura” e uma homenagem ao economista Paul Singer, morto em abril deste ano.

Livro reúne ensaios sobre a crise hídrica de 2013-2015

O IEA e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) publicaram um livro analítico sobre a crise hídrica que assolou a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) entre 2013 e 2015. O “Livro Branco da Água” é resultado de uma série de estudos sobre as causas e consequências do desabastecimento hídrico que limitou o acesso à água de pelo menos 20 milhões de pessoas. O trabalho também propõe ações para assegurar o futuro do abastecimento hídrico na RMSP. Os artigos que compõem o livro foram escritos por pesquisadores do IEA e convidados, com organização do biólogo Marcos Buckeridge, coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA, e do geólogo Wagner Costa Ribeiro.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.