Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 268

Boletim IEA - 268

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:27

Edição 268 — 25 de setembro de 2018

AGENDA

No IEA, Drauzio Varella e Mario Scheffer discutem propostas para a saúde no Brasil

No dia 28 de setembro, às 10h, o médico Drauzio Varella e Mario Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), estarão no IEA para apresentar suas propostas para melhorar a área da saúde no Brasil. Eles encerram o ciclo de debates promovido pelo IEA para discutir medidas que podem subsidiar o plano de governo do futuro presidente do país. A mediação do encontro será feita pelo professor José Eduardo Krieger, da FMUSP e ex-pró-reitor de Pesquisa da USP. A atividade é aberta ao público.

Arte urbana produzida pelas periferias brasileiras é tema de encontro da Cátedra Olavo Setubal

Após refletir sobre a literatura produzida nas periferias, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência promove no dia 28 de setembro, às 14h, um debate sobre arte urbana a partir de experiências estéticas como o grafite, pixo e HQ criadas por artistas das periferias das cidades. Esse diálogo reunirá os artistas Panmela Castro, da Anarkia Boladona, Carlos Esquivel, do Universo Acme, Michel Onguer, do Ciclo Social Arte, o ilustrador Marcelo D'Salete, e o curador e produtor cultural Sérgio Miguel Franco. A mediação é de Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra em 2018. O objetivo do encontro é refletir sobre a percepção dessas artes pela população das cidades e promover a troca de conhecimento entre os artistas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisador debate exercício da autonomia diante da tecnologia digital

O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia debaterá no IEA a possibilidade de exercício da autonomia na escolha adequada da conduta frente à crescente presença da tecnologia digital no cotidiano das sociedades. No dia 28 de setembro, às 9h30, o filósofo Max Rogério Vicentini, da Universidade Estadual de Maringá, focará no impacto dos processamentos de massivas quantidades de informação realizados pelos Big Data. A discussão será conduzida a partir da proposta de caracterização dos Big Data e de seu papel na fixação da opinião e no modo de agir dos usuários das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Seminário discute caminhos para a construção de uma teoria urbana crítica

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, de 1 a 3 de outubro, das 8h30 às 18h, o IEA sediará um seminário para buscar ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Critica.

Tony Bovaird fala sobre experiências internacionais de parceria entre governos e comunidades

Iniciativas de trabalho conjunto entre o setor público e comunidades de vários países serão discutidas pelo especialista em gestão pública Tony Bovaird, professor emérito da Universidade de Birmingham, na conferência Experiências Internacionais de Coprodução: Envolvendo o Cidadão com o Setor Público, no dia 1º de outubro, às 16h, no IEA. O evento será em inglês, sem tradução.

Seminário propõe divisão alternativa para as grandes áreas do conhecimento

O terceiro seminário do ciclo (Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento será realizado no dia 4 de outubro, às 14h, no IEA. O objetivo é realizar uma rediscussão crítica sobre a divisão corrente das áreas do conhecimento em exatas, biológicas e humanidades. A proposta é que se passe a agrupar as disciplinas em: ciências da natureza; estudos culturais e artes; e filosofia. Também será debatida a necessidade de critérios diferenciados de cientometria em função de cada área analisada.

Curadores debatem processo de produção da mostra ‘Histórias Afro-Atlânticas’

A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Hélio Menezes, crítico de arte e doutorando em antropologia social pela mesma faculdade, serão os expositores do encontro Afrodiásporas em Diálogo nas Artes Plásticas, no dia 5 de outubro, às 10h, no IEA. Eles tratarão do trabalho que desenvolveram com outros três curadores na preparação da mostra “Histórias Afro-Atlânticas”, em exibição até 21 de outubro no Masp e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.