Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 270

Boletim IEA - 270

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:43

Edição 270 — 30 de outubro de 2018

AGENDA

Conferência discute filosofia e neurociência

O desenvolvimento da neurociência trouxe uma forte tendência a buscar soluções para problemas de qualquer natureza a partir do estudo dos neurônios. No dia 6 de novembro, no IEA, às 14h, uma conferência tentará responder às perguntas: A neurociência pode servir de fundamento epistemológico a outras ciências? Quais são seus próprios fundamentos epistemológicos? O que os resultados das pesquisas na área apontam? Da pesquisa à clínica, que implicações surgem a partir da busca por soluções no estudo do neurônio? Este é o quarto encontro do ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina, promovido pelo IEA em parceria com a Editora FiloCzar.

Abertas as inscrições para o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica

Os interessados em apresentar comunicação oral ou pôster no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica, têm até o dia 25 de novembro para encaminhar os resumos das contribuições à coordenação do encontro. Organizado pelo Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) da USP e pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA, o congresso será realizado de 10 a 12 de abril de 2019, na USP. A notificação do aceite dos trabalhos será feita no dia 16 de dezembro. O congresso tem por tema "Desafios Contemporâneos".

A memória do nazifascismo e a resistência a ele são tema de encontro

Pesquisadores de várias áreas dos estudos alemães participarão do seminário Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha, que acontece dia 8 de novembro, às 14h30, no IEA. O evento rememora os 80 anos da “Noite dos Cristais”. Os expositores discutirão, a partir de diferentes perspectivas, as repercussões do regime nazista ontem e hoje. A iniciativa é uma realização do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e da Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus.

Pesquisadores debatem efeitos perniciosos dos desreguladores endócrinos

Presentes em inúmeros produtos do comércio varejista, os desreguladores endócrinos afetam o funcionamento de várias glândulas humanas. Seus efeitos serão analisados no evento Conversa sobre Desreguladores Endócrinos, no dia 12 de novembro, às 15h, no IEA. As expositoras serão Elaine Maria Frade Costa (IEA, Faculdade de Medicina da USP e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e Maria Izabel Chiamolera (Escola Paulista de Medicina da Unifesp).

Seminário reflete sobre a memória e a diversidade da bibliofilia no Brasil

Colecionadores e conservadores de bibliotecas públicas e privadas tratarão das principais questões relacionadas com o colecionismo, conservação e memória dos livros no seminário Bibliofilia: Circuitos e Memórias, nos dias 12 e 13 de novembro, das 10 às 16h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O encontro é uma realização do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA e da BBM-USP.

Documento ressalta urgência para mudanças nas universidades brasileiras

O documento "USP: Propostas de Agenda para o Futuro", elaborado pelo Grupo de Trabalho A USP diante dos Desafios do Século 21, foi apresentado por dois de seus autores, Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA e ex-reitor da UFABC, e Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da UFBA e da UFSB, no encontro A USP diante do Espelho, no dia 10 de outubro. Eles debateram as propostas para mudanças nas universidades brasileiras com sete outros especialistas.

RÁDIO USP: JORNAL DA USP NO AR

Os desafios do Brasil e do presidente eleito

Um dia após o segundo turno da eleição presidencial, o programa de rádio Jornal da USP no Ar, parceria entre o IEA, a Rádio USP e a Faculdade de Medicina (FMUSP), fez uma edição especial para discutir os desafios do presidente eleito Jair Bolsonaro. Reunimos aqui as entrevistas, com links para ouvi-las na íntegra:

Para governar é necessário negociar com o Congresso – André Singer, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP;

Mais do que nunca, é preciso cuidar da saúde da democracia – José Álvaro Moisés, cientista político e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, do IEA;

Para crescer, economia precisa recuperar investimentos estrangeiros – Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, ex-diretor do IEA e ex-reitor da Universidade


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.