Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 272

Boletim IEA - 272

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:56

Edição 272 — 22 de novembro de 2018
AGENDA

Democracia

Cientistas políticos analisam natureza e consequências da crise de democracias

Com o objetivo de entender tanto a natureza da crise de várias democracias quanto as consequências desse processo para a qualidade do regime democrático, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia realiza, no dia 28 de novembro, a partir das 9h15, no IEA, o seminário Crise da Democracia e Reforma Política. O evento será constituído de duas mesas: de manhã, “Sobre a Crise das Democracias”; à tarde, “Impacto da Reforma Política na Fragmentação Partidária”, quando será analisada as alterações aprovadas pelo Congresso Nacional em 2017.

Patrimônio

Seminário internacional debate soluções para o impacto ambiental do turismo e da patrimonialização

A preservação dos patrimônios naturais brasileiros exige estratégias de conservação inovadoras diante dos desafios impostos pelas dinâmicas da sociedade e o avanço do turismo. Essa questão será discutida no seminário Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade, nos dias 29 e 30 de novembro, no IEA. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade. Segundo os organizadores, as discussões propostas integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Saúde

Debate trata dos efeitos nocivos das drogas e outras substâncias à saúde masculina

Os Efeitos do Álcool, Drogas e Anabolizantes Esteroides na Saúde do Homem é o tema do debate que o Grupo de Estudos em Saúde Masculina do IEA promove no dia 30 de novembro, às 14h30. O encontro tratará tanto das consequências nocivas dessas substâncias quanto de estratégias para lidar com o seu crescente uso por adolescentes e jovens adultos, segundo o médico Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e coordenador do grupo de estudos.

História

André Mota fala sobre o debate médico em SP nos anos 30 e 40 a respeito da eugenia

Ações eugenistas ambientais e mesmo medidas para impor restrições e até a supressão de indivíduos foram tema de longos debates entre setores médicos paulistas nos anos 30 e 40, de acordo com historiador André Mota, coordenador do Museu Histórico e professor da Faculdade de Medicina da USP. Ele tratará desses debates na conferência Racismo e Eugenia: Um Debate Médico Paulista nos Anos de 1930-1940, no dia 4 de dezembro, às 10h30, no IEA. O evento é organizado pelo Grupo de Pequisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina.

Seminário reflete sobre imagens da escravidão e pós-Abolição

O seminário Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente, no dia 4 de dezembro, às 14h, no IEA, irá refletir sobre os significados acumulados na trajetória das imagens (pinturas, desenhos, fotografias e posteriores reconstituições cinematográficas) de homens e mulheres escravizados, libertos ou afrodescendentes durante a escravidão e no período pós-Abolição. O seminário é organizado por duas professores da FFLCH-USP: a historiadora Maria Helena Pereira Toledo Machado (em período sabático no IEA) e a antropóloga Lilia Schwarcz.

RELATO

Uma reflexão sobre o ideário da extrema direita do passado e de agora

A discussão teórica sobre o fascismo, a resistência pacífica (mas com risco de vida) ao nazismo na própria Alemanha durante a Segunda Guerra e o ideário dos partidos de extrema direita e do populismo de direita surgidos nas últimas décadas, principalmente na Europa, foram discutidos no dia 8 de novembro, em seminário com a participação de cientistas políticos e especialistas em estudos alemães. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, o encontro Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha marcou os 80 anos da "Noite dos Cristais", ocorrida na noite de 9 para 10 de novembro de 1938.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.