Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 273

Boletim IEA - 273

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 16:45

Edição 273 — 17 de janeiro de 2019

PESQUISA

Sociedade

Cátedra Olavo Setubal inicia censo em comunidades vizinhas à USP

Três comunidades vizinhas a dois campi da USP na cidade de São Paulo estão recebendo, desde 15 de janeiro, a visita de 20 estudantes responsáveis por entrevistas com moradores para coleta de dados de um censo populacional, social e econômico. O projeto é uma iniciativa da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Ciência e Cultura, parceria do IEA com o Itaú Cultural. Com as informações do censo, os habitantes do Jardim São Remo, do Jardim Keralux e da Vila Guaraciaba poderão planejar e reivindicar ações que promovam sua qualidade de vida, o acesso a direitos básicos e serviços públicos de qualidade e a melhoria da infraestrutura urbana.

Medicina

Novo grupo de estudos busca compatibilizar biotecnologia recente e medicina tradicional

O médico Silvano Raia e a geneticista Mayana Zatz, ambos professores da USP, coordenarão o Grupo de Estudos Biotecnologia Terapêutica Recente e Medicina Tradicional, aprovado pelo Conselho Deliberativo do IEA em dezembro. O objetivo é discutir a compatibilização dos novos métodos terapêuticos baseados na biotecnologia recente com os métodos terapêuticos da medicina tradicional. O foco será nos aspectos éticos, religiosos, legais e médicos do transplante de órgãos de animais para seres humanos.

AGENDA

Walter Neves e Eliane Rapchan promovem ciclo para tratar do diálogo entre a antropologia e a biologia

As tendências do movimento conhecido como “giro” ou “virada” da Antropologia serão o tema de uma série de oito encontros com coordenação e exposição do biólogo Walter Neves, professor sênior do IEA, e da cientista social Eliane Sebeika Rapchan, pesquisadora do Laboratório de Arqueologia, Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) do Intituto de Biociências (IB) da USP. O ciclo A Virada Ontológica na Antropologia: Diálogos Possíveis entre a Antropologia e a Biologia, que se inicia no dia 26 de fevereiro no IEA, terá uma atividade a cada duas semanas. Para participar é preciso realizar inscrição prévia para todo o ciclo (limitado a 70 vaga s). Não haverá transmissão pela web.

Stefano Quintarelle debate as implicações socioeconômicas do futuro imaterial conectado

No encontro Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli, no dia 5 de fevereiro, às 11h, o pensador e político italiano, integrante da Agência para a Itália Digital, discutirá o futuro imaterial e a redefinição da sociedade com a ubiquidade dos dispositivos, a coleta massiva de dados e a inteligência artificial (IA). O debatedor será o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o cientista da computação Demi Getschko. A mediação será do economista Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

Curso de especialização em saúde mental, imigração e interculturalidade tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o apoio do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA. O curso é gratuito e tem 30 vagas para profissionais que trabalham diretamente com imigrantes e refugiados. A carga horária é composta por aulas teóricas e práticas, sempre aos sábados, no campus Vila Clementino da Unifesp. Os encontros acontecerão em dois períodos do ano: de março a maio, semanalmente, e de julho a dezembro, quinzenalmente. Os interessados devem enviar o curriculum vitae e uma carta de intenções para o e-mail imigrasaude@unifesp.br até o dia 15 de fevereiro.

REDE UBIAS

Migração será o tema comum de membros da rede Ubias em 2019

Numa época em que o mundo todo discute como lidar com os crescentes fluxos migratórios, a rede Ubias elegeu como tema de 2019 as “migrações”. Formada por institutos de estudos avançados baseados em universidades, a rede escolhe todos os anos um assunto para incentivar seus membros a discutirem-no em diferentes perspectivas e formatos. A definição aconteceu durante a última reunião do Comitê de Direção da rede em Bielefeld, na Alemanha, em novembro. Mas o tema já havia sido discutido na 5º Conferência de Diretores da rede, realizada na sede do IEA-USP em março deste ano.

OPORTUNIDADES

Chamadas para pesquisadores no exterior

Universidade de Göttingen, Alemanha
Até 3 de fevereiro

TÜBITAK - Scientific and Technological Research Council of Turkey
Até 15 de fevereiro

Universidade de Edimburgo, Escócia
Até 28 de fevereiro

Universidade de Cergy-Pontoise, França
Até 5 de março

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary Plonski — Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.