Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 274

Boletim IEA - 274

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 16:49

Edição 274 — 14 de março de 2019

AGENDA

Cátedra Olavo Setubal

Dança e música das periferias são temas do próximo Centralidades Periféricas

O que a dança e a música das periferias fazem ecoar e o que dizem sobre a cidade? Essa é a pergunta que artistas e pesquisadores buscarão responder no próximo encontro do ciclo Centralidades Periféricas, no dia 25 de março, das 9h às 17h. Do universo da música, estarão presentes KL Jay, Karol Conka e Claudio Miranda; para falar da dança, os expositores serão Renata Prado, William Severo dos Santos, Lia Rodrigues e Rubens Oliveira. Também participam a crítica de dança Helena Katz e o professor de literatura brasileira Acauam Oliveira.

História

Seminário debate diferentes manifestações e nuances do colonialismo

Doze pesquisadores de diversas áreas debaterão as diferentes características do colonialismo ao longo da história e na atualidade – ainda há 61 territórios colonizados no mundo – no seminário As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas, de 20 a 22 de março. O evento é uma realização do IEA e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT) do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. A coordenação é de Fabíola Andréa Silva, professora em ano sabático no IEA em 2018 e pesquisadora do MAE-USP.

Universidade

José Goldemberg discute os desafios do ensino superior e da pesquisa no Brasil

Na conferência Ensino Superior e Pesquisa no Brasil, no dia 19 de março, às 10h, o físico José Goldemberg, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, tratará da realidade atual da universidade brasileira e de sua capacidade em oferecer os resultados que o país precisa para o seu desenvolvimento. Na exposição, ele utilizará a USP como referência para a análise. Professor emérito da USP, da qual foi reitor, e professor honorário do IEA, Goldemberg foi ministro da Educação e presidente da Fapesp.

Mineração

Encontro trata do princípio da precaução e da responsabilização em tragédias como a de Brumadinho

Os riscos presentes em grandes empreendimentos de mineração e suas barragens de rejeitos, a necessidade de medidas de precaução e como encarar a responsabilização legal nas tragédias de Mariana e Brumadinho serão discutidos no encontro Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais, no dia 19 de março, às 14h. Os debatedores serão Hugh Lacey, do Swarthmore College, EUA, e do IEA; Zenaida Luísa Lauda-Rodrigues, doutoranda em ciências ambientais na USP; e Daiane Hohn, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens. A organização é do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.

Cultura

Pesquisadores debatem as causas estruturais dos episódios de destruição de museus no Brasil

Do incêndio do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro em 1978 ao que consumiu o Museu Nacional em setembro de 2018, diversas instituições culturais do país foram atingidas pelo fogo e até por inundações. Para refletir sobre as causas estruturais desse panorama de destruição, o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas realizam, no dia 21 de março, às 10h, o encontro Gestão de Risco ou Gestão em Risco? A Situação da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional.

Pesquisa

Pesquisa analisa o uso da Copa do Mundo por três Brics com o intuito de aumentar sua influência global

As dinâmicas geopolíticas envolvidas na escolha de países-sede da Copa do Mundo da Fifa serão analisadas pelo educador físico Marco Antonio Bettine, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em seu ano sabático no IEA a partir deste mês. Um dos objetivos da pesquisa é entender como a Fifa se transformou em uma potência econômica, política e jurídica. Ao mesmo tempo, Bettine pretende estabelecer relações entre a realização do torneio no Brasil, Rússia e África do Sul e variações no soft power desses três integrantes dos Brics.

OPORTUNIDADES

Chamadas para pesquisadores no exterior

Universidade de Konstanz, Alemanha
Prazos: 31 de março e 30 de abril

Universidade de Erfurt, Alemanha
Prazo: 15 de abril

Universidade de Erfurt, Alemanha
Prazo: 22 de abril

Universidade de Edimburgo, Escócia
Prazo: 30 de abril


 

 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Valtencir Zucolotto e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922


BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.