Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 275

Boletim IEA - 275

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 16:53

Edição 275 — 30 de abril de 2019
AGENDA

Meio Ambiente

Seminário discute variáveis da formulação de políticas públicas ligadas às mudanças climáticas

O seminário Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura, que acontece no dia 6 de maio, das 10h às 17h30, no IEA, buscará identificar, caracterizar e discutir políticas públicas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Os pesquisadores irão analisar as interações entre os diferentes atores, setores e instituições envolvidos na temática, e como cada um deles tenta acomodar e fazer prevalecer seus interesses. Eles também levarão em consideração a postura adotada pelo governo Jair Bolsonaro em relação ao tema. O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade, com apoio do Polo Brasil do Institut des Amériques.

Ciência e Cultura

A transdisciplinaridade 60 anos depois de ‘As Duas Culturas’ de C. P. Snow

No ano em que se completam 60 anos da conferência “Two Cultures”, proferida pelo físico molecular e romancista britânico C. P. Snow (1905-1980) na Universidade de Cambridge, Reino Unido, três pesquisadores irão refletir sobre a transdisciplinaridade e aproximações que ela pode promover entre ciências e humanidades. Ciências e Humanidades Sessenta Anos Depois acontece no dia 7 de maio, às 15h, no IEA, e é coordenado por José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, com exposições de Ricardo Abramovay, também professor sênior do IEE, e Sonia Maria Barros de Oliveira, do Instituto de Geociências (IGc) da USP.

Indústria

Estudo apresenta dados sobre a desindustrialização e suas consequências no Brasil

Séries inéditas de pesquisas que mediram a participação dos setores manufatureiros no PIB do Brasil de 1970 a 2016 serão apresentadas no seminário Indústria Brasileira no Limiar do Século 21: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica, no dia 10 de maio, às 10h, no IEA. Feito a partir de dados do IBGE, o estudo revela que a desindustrialização do Brasil é normal (e esperada) para os setores manufatureiros intensivos em trabalho, porém prematura (e indesejada) para os setores intensivos em conhecimento e tecnologia. Os dados serão expostos por Paulo Morceiro, pesquisador da Fipe e do Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana (Nereus) da FEA-USP, sob a coordenação de Mario Sergio Salerno, professor da Poli-USP e coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA.

Justiça Criminal

A corrupção e o crime organizado na visão de 3 ex-diretores da Polícia Federal

O seminário Corrupção e Crime Organizado a partir da Experiência da Polícia Federal, no dia 20 de maio, às 9h45, terá exposições três ex-diretores do órgão: Luiz Fernando Correa (2007-2011), Leandro Daiello (2011- 2017) e Rogério Galloro (2018). Eles falarão também sobre as transformações institucionais da PF nas últimas décadas e das relações dela com outros órgãos e Poderes. Os debatedores serão Renato Sergio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Ligia Mori Madeira, da UFRGS. O seminário é parte do projeto desenvolvido pelo cientista político Rogério Bastos Arantes no Programa Ano Sabático no IEA.

Cultura

Ética socioambiental é tema de seminário do Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana

O próximo seminário do Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana, no dia 23 de maio, a partir das 8h30, será dedicado ao tema Ética Socioambiental. O propósito do encontro é contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade aliada à ética socioambiental. Entre os assuntos que as exposições e debates deverão trazer à tona estão: ética na ciência e na tecnologia, justiça ambiental, equidade e sustentabilidade. Os organizadores do encontro são o Programa USP Cidades Globais do IEA, a Faculdade de Saúde Pública e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Climáticas (Incline), ambos da USP.

Arqueologia

Workshop discutirá avanços e implicações da arqueologia primata

O estado da arte da arqueologia primata será apresentado por Tomos Proffitt, da University College London (Reino Unido) e Adrián Arroyo, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (Espanha), no workshop Arqueologia Primata, no dia 28 de maio, às 9h. Eles tratarão do entendimento sobre a evolução do uso de ferramentas em primatas não humanos e das perspectivas comparativas que podem fazer avançar a compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. O encontro contará também com exposições de três pesquisadores da USP: Tiago Falótico (Each), Mercedes Okumura (IB) e Astolfo Araujo (MAE). O etólogo Eduardo Ottoni, participante do Programa Ano Sabático no IEA, será o coordenador.

OPORTUNIDADES

Chamadas para pesquisadores no exterior

Universidade de Gana, Gana
Prazos: 15 de maio

Universidade de Durham, Inglaterra
Prazo: 7 de junho


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.