Nova área científica analisa transmissão cultural do ponto de vista evolucionista
A evolução cultural é o tema do projeto do etólogo Eduardo Ottoni, do Instituto de Psicologia, em sua participação na edição 2019 do Programa Ano Sabático. Em entrevista, ele detalha as origens, desenvolvimento e implicações dessa nova disciplina. Ottoni está escrevendo um livro-texto sobre a área e artigos para periódicos especializados, além de estar organizando um workshop internacional. Com essas atividades no IEA, ele espera fomentar o debate no país sobre as recentes perspectivas de estudo da área, que incluem abordagens darwinianas da evolução cultural, coevolução genes-cultura, cognição estendida e tradições comportamentais em animais não humanos.
Graduandos da USP vivem experiência como pesquisadores em censo de comunidades
Desde janeiro, bolsistas da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência participam do censo que está coletando dados das comunidades vizinhas aos campi USP da capital — Jardim São Remo, Jardim Keralux e Vila Guaraciaba. Entre os participantes, estão graduandos de diversos cursos, que realizam a pesquisa de campo, e pós-graduandos, que supervisionam e apoiam o trabalho. Há também a mobilização dos articuladores, moradores das comunidades que colaboram divulgando o projeto e facilitando o contato entre pesquisadores e entrevistados. A conclusão da pesquisa domiciliar está prevista para dezembro, com divulgação dos resultados em fevereiro de 2020. O término do mapeamento dos empreendimentos comerciais e das instituições comunitárias deve acontecer em abril do mesmo ano.
A vida na era cognitiva é o tema de Donald Peterson, professor visitante em 2019
Desde maio, o cientista cognitivo britânico Donald Peterson realiza pesquisa como professor visitante do IEA. Inicialmente pelo período de um ano, ele desenvolverá o projeto Vida na Era Cognitiva. Até o ano passado, ele era professor da Universidade de Shantou, na China. Peterson, cujo trabalho envolve lógica, filosofia, psicologia e ciência da computação, pretende realizar várias atividades integradas durante sua estada no IEA, entre elas organizar seminários e produzir publicações. Outra atividade está relacionada a seus trabalhos em lógica. Trata-se de pesquisa sobre adaptabilidade, cuja análise ele chama de “epidução”, “uma forma de razão prática”, e que deve resultar em dois artigos científicos.
INSTITUCIONAL
Conselho Deliberativo do IEA agora conta com Claudia Costin e Valeria De Marco
A especialista em educação Claudia Costin, pesquisadora da FGV e professora visitante da Universidade Harvard, EUA, e a professora de literatura espanhola Valeria De Marco, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, são as novas integrantes do Conselho Deliberativo (CD) do IEA. Costin foi nomeada pelo reitor Vahan Agopyan para um mandato de um ano, renovável por igual período, em vaga destinada a representante da sociedade civil, anteriormente ocupada pela química Denise Alves Fungaro. De Marco foi escolhida pelo CD para um mandato de dois anos, também renovável, em substituição à professora Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Biociências, cujo segundo mandato terminou em dezembro.
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP Diretor / Director: Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary Plonski — Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto. www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division — Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.
|