Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 278

Boletim IEA - 278

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 17:03

Edição 278 — 27 de agosto de 2019
AGENDA

Artistas, engenheiros e psicanalistas discutem interdisciplinaridade, IA e intervenções genéticas na arte

A coelha Alba, criada pelo artista Eduardo Kac, será o mote de uma discussão sobre inteligência artificial, origens da cor-luz e ética no universo da arte e da BioArt. Marcado para 29 de agosto, às 14h, o encontro A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia, que integra a jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, reunirá artistas, engenheiros e um físico para debater o tema. No dia 30, também às 14h, outro evento relacionará arte, música e física. Organizada pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, a jornada terá, até dezembro, atividades quinzenais. Quatro encontros já ocorreram em agosto. Os dois primeiros sobre os desafios brasileiros e globais para o futuro; os demais, relacionando ciência e as obras do italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles.

Crime organizado e corrupção no Brasil são temas de encontro com pesquisadores e agentes públicos

As características do crime organizado e da corrupção no Brasil serão tema de um seminário que reunirá pesquisadores e agentes públicos com experiência à frente de cargos de comando, como o ex-ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo e o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. Os expositores abordarão o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas no combate a esses crimes e também as propostas de reforma para a área. Organizado pelo cientista político Rogério Arantes, que está no Programa Ano Sabático do IEA em 2019, o encontro Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos acontece no dia 2 de setembro, das 9h30 às 17h, no IEA.

Seminário discute efeitos sociais dos danos ambientais da Amazônia

Pesquisadores que viajaram pelo estado de Roraima conhecendo comunidades ribeirinhas apresentarão suas impressões e o que consideram como as principais ameaças ao estilo de vida dessas populações. No seminário Amazônia: Povos e Projetos, no dia 2 de setembro, às 9h, no IEA, professores de universidades federais de Roraima, Rondônia e Ceará mostrarão que as interferências do homem na região Amazônica, principalmente na forma de desmatamentos e queimadas, já causam danos imediatos e visíveis à integridade física das comunidades e aos ciclos econômicos baseados em coleta, pesca e cultivo de mandioca.

Eda Tassara trata da guerra híbrida, que utiliza a retórica para desestabilizar memórias

Estratégias bélico-militares que utilizam como arma “a retórica desestabilizadora de memórias” estão no centro do que vem sendo chamado de guerra híbrida. O tema será discutido nos dias 3 e 4 de setembro, às 14h, no IEA, pela física e psicóloga Eda Tassara, no evento Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento. Segundo ela, o fenômeno é o oposto do Iluminismo, “o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico”.

Curso aborda aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira

Os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira serão tema de um curso entre os dias 9 e 11 de setembro, das 14h às 18h, no IEA. Segundo a expositora, a pesquisadora Marina Massimi, a atividade trata do "estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos". Tais saberes podem ser reconstruídos a partir de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarca o período do século XVI ao fim do século XVIII.

ESTUDOS AVANÇADOS

Nova 'Estudos Avançados' traz artigos sobre Goethe, violência e escritas afrodescendentes

O número 96 da revista Estudos Avançados já está disponível na plataforma virtual SciELO e em sua versão impressa – disponível para venda no IEA e distribuída para assinantes. Neste quadrimestre, a publicação traz três dossiês: sobre escritas afrodescendentes e emancipação; violência no Brasil e na América Latina; e sobre o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Há também a seção Atualidades, abordando dois temas emergentes: o conceito de golpe de Estado; e invasão de privacidade e exploração de dados pessoais por empresas tecnológicas. Outra seção, Presenças, traz textos sobre dois especialistas, da cultura, Sérgio Milliet, e da agroecologia, Ana Maria Primavesi. A seção Poesia Contemporânea tem uma coletânea organizada por Alberto Martins.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.