Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 279

Boletim IEA - 279

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 17:05

Edição 279 — 11 de setembro de 2019

AGENDA

Jornada trata da visão de artistas sobre a participação feminina nas artes e enganos na ciência

O 7º e o 8º encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral acontecem nos dias 12 e 13 de setembro, às 14h, no Sala do Conselho Universitário da USP. No dia 12, o tema será Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem. No dia seguinte, as exposições serão sobre O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio. A jornada é uma realização da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Conferência discute a filosofia natural italiana do século 18

A professora Maria Elice Brzezinski, do Instituto de Biociências (IB) da USP, faz no dia 13 de setembro, às 11h, a conferência Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século 18, evento organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Medicina e Epistemologia. Segundo a conferencista, a controvérsia entre John Needham e Spallanzani sobre a origem dos “animálculos” era motivada pelas teses metafísicas de cada um. “Para Needham, tratava-se da força vegetativa da matéria orgânica, enquanto para Spallanzani, do cânone da individualidade biológica.”

Ciclo sobre desafios da educação na sociedade de risco começa dia 17

Educação e Sustentabilidade, no dia 17 de setembro, às 9h30, será o seminário de abertura do ciclo As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea. Os expositores serão Marcel Bursztyn, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB, e Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do IEA. De acordo com o organizador do ciclo, Maurício Pietrocola, professor da Faculdade de Educação da USP em período sabático no IEA, “num cenário de conflitos, inclusive com riscos civilizatórios, a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente”.

Encontro debaterá educação como estratégia de combate aos impactos das mudanças climáticas

O encontro Educação e Clima, no dia 18 de setembro, às 14h, reunirá representantes da área acadêmica e da sociedade para, à luz das mobilizações dos jovens, dar voz a pessoas que atuam na prática em atividades sobre educação e clima. Os organizadores destacam que "movimentos e greves globais pelo clima têm acontecido de forma cada vez mais organizada e com mais frequência, liderados principalmente por estudantes da educação básica de países europeus." O evento é uma iniciativa do Programa USP Cidades Globais do IEA, do Projeto Temático Fapesp MacroAmb e do Projeto LatinoAdapta.

Rodada de conferências abordará a obra "História do Cerco de Lisboa", de Saramago

Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o pesquisador colaborador do IEA Jaime Bertoluci e Jean Pierre Chauvin, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, organizam uma rodada de conferências sobre essa obra que encerra a primeira fase literária do escritor português. No dia 18 de setembro, das 8h45 às 17h20, eles dois e mais três pesquisadores analisarão a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia.

Liberdade de imprensa como pilar da democracia será tema de seminário

A liberdade de imprensa como um dos pilares da democracia e os desafios do jornalismo brasileiro serão temas do seminário Liberdade de Imprensa e Democracia, que acontece no dia 19 de setembro, às 9h30. O evento é organizado pelo IEA, em parceria com a Superintendência de Comunicação Social da USP. Entre os convidados, todos jornalistas, há os que atuam em veículos da imprensa e os que estão na academia. Eles irão compor duas mesas: “Há democracia sem imprensa livre?” e “Os desafios do presente e do futuro”.

Seminário trata de novos mecanismos democráticos de engajamento público

Os desafios pelos quais diversas democracias têm passado na última década impulsionaram a criação de mecanismos inovadores de engajamento público, como os Mini-públicos e os Júris de Cidadãos. Ian Walker, diretor executivo do newDemocracy Foundation, da Austrália, irá falar sobre esse tema no seminário Democracies and Democratic Innovations, que acontece no dia 19 de setembro, das 14h às 17h. A moderação será dos cientistas políticos José Álvaro Moisés e Sergio Fausto.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.