Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 280

Boletim IEA - 280

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 17:07

Edição 280 — 26 de setembro de 2019

AGENDA

Senadores e pesquisadores discutem como lidar com maconha, álcool e cigarro eletrônico entre os adolescentes

O encontro O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos, no dia 4 de outubro, às 15h, discutirá estratégias de prevenção do uso dessas substâncias e a formulação de política para a questão. Dois parlamentares estão entre os debatedores, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o senador Lucas Barreto (PSD-AP). O mecanismo de ação dessas substâncias na saúde dos adolescentes e adultos jovens também será explicado no evento.

Seminário compara Brasil e Turquia no contexto da recessão democrática internacional

O sociólogo Brasílio Sallum Jr., da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e o cientista político Karabekir Akkoyunlu, professor visitante do Instituto de Relações Internacional (IRI) da Universidade, serão os expositores do seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão, no dia 7 de outubro, às 9h30. Eles discutirão os riscos de eventual enfraquecimento da democracia e contestações às suas instituições elementares nesses dois países. A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus e Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA são os organizadores.

Pesquisadores analisam caráter emancipatório da escrita afrodescendente

Publicado em agosto na edição 96 da revista "Estudos Avançados", o o dossiê Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação, será debatido por seus autores em seminário no dia 8 de outubro, das 10 às 16h. Segundo a historiadora Maria Helena Pereira Toledo Machado, participante do Programa Ano Sabático do IEA de 2018, o objetivo do conjunto de textos é propor abordagens que permitam ler essa escrita, “ressaltando tanto seu contexto de produção quanto sua visceral ligação com o processo de construção de uma poderosa voz narrativa ao mesmo tempo coletiva e individual".

UrbanSus realiza seminário na campanha Outubro Urbano do ONU-Habitat

O ciclo de seminários UrbanSus, organizado por pesquisadores do IEA, participa, no dia 10 de outubro, às 9h30, da campanha anual Outubro Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O tema do seminário é Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades. A organização é do Programa USP Cidades Globais do IEA em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e a Abes Software, com apoio institucional do ONU-Habitat.

2º encontro de ciclo sobre desafios da educação na sociedade de risco é dedicado à saúde pública

O seminário Risco e Saúde Pública, que se realiza no dia 15 de outubro, das 9h30 às 16h, é o segundo do ciclo As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea, coordenado por Mauricio Pietrocola, professor da Faculdade de Educação da USP participante do Programa Ano Sabático do IEA. Os conferencistas serão o especialista em medicina preventiva José Ricardo Ayres, da Faculdade de Medicina da USP, e o epidemiologista Naomar de Almeida Filho, professor visitante do IEA e ex-reitor da UFBA e da UFSB.

Criador do E-farsas fala sobre como identificar fake news

O evento O que São Fake News?, no dia 11 de outubro, às 14h, será o quinto encontro do ciclo O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?, organizado pelo IEA e o Instituto Questão de Ciência (IQC). O expositor será Gilmar Lopes, criador do E-farsas, primeiro site brasileiro dedicado à checagem de fatos, em atividade desde 2002. Lopes falará sobre as características das fake news e as ferramentas disponíveis na própria internet para identificá-las, além de apresentar exemplos de boatos eletrônicos e discutir as consequências de seu compartilhamento.

Colóquio sobre teoria da probabilidade poderá ser acompanhado pelo público

De 8 a 10 de outubro, realiza-se o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada. As inscrições para apresentação de trabalhos estão encerradas, mas quem quiser apenas acompanhar o evento ainda pode se inscrever. O colóquio é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA e do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com apoio da Fapesp. As sessões de comunicações serão de manhã, no Departamento de Filosofia. As conferências serão feitas à tarde, no IEA.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.