Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 281

Boletim IEA - 281

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 02/12/2019 14:47

Edição 281 — 31 de outubro de 2019

AGENDA

Em seminário, pesquisadores analisam o papel do Congresso, dos deputados e dos partidos na democracia

Autores do livro “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos” estarão reunidos em um seminário no IEA no dia 4 de novembro, às 9h30, para tratar dos temas abordados na obra. Coordenado por José Álvaro Moisés, que é autor e organizador na publicação, o encontro terá como foco o que os pesquisadores veem como déficits e distorções da democracia, a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. Aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura também serão abordados

As transformações no jornalismo e em seus negócios e modos de produção

O jornalista e diretor de conteúdo do Grupo Estado Ricardo Gandour apresentará, no dia 6 de novembro, às 14h, as conclusões de sua dissertação de mestrado, em que abordou as transformações nos modelos de negócio e modos de produção da cadeia jornalística provocadas pelas tecnologias e mídias digitais. O encontro no IEA também terá como expositor o estudante de jornalismo da USP Alexandre Amaral, que falará do conceito da Unesco sobre literacia midiática, também conhecido como “alfabetização midiática e informacional”. O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, do qual os participantes são membros.

Ernesto Neto e pajé Dua Buse estarão em encontros sobre povos indígenas e suas conexões com a arte, física e política

Nos dias 7 e 8 de novembro, às 14h, o pajé Dua Buse e o artista plástico Ernesto Neto participarão dos encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, no IEA. O octogenário Dua Buse, da etnia huni-kuin, é uma liderança entre as sociedades indígenas brasileiras e o maior pajé vivo nas margens do rio Jordão, no Acre. No dia 7, estarão com ele no debate o líder indígena e cineasta Carlos Papá, liderança guarani; o cineasta Zezinho Yube; o artista plástico Xadalu; e as antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Elsje Maria Lagrou. A moderação será de Anna Dantes. Ernesto Neto, que participará no dia 8, tem buscado em sua obra “as relações de alteridade, saberes femininos e, agora, a visão cosmogônica de algumas sociedades indígenas”. Participarão do debate com ele Paulo Herkenhoff, Massimo Canevacci e Luiz Alberto Rezende de Oliveira.

Abordagens mecânicas para o eletromagnetismo serão tema de seminário

A física Cibelle Celestino Rosa, do Instituto de Física de São Carlos da USP, fará uma exposição no IEA sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo no século 19. No seminário Abordagens Mecânicas para o Eletromagnetismo, no dia 8 de novembro, às 11h, o foco da discussão será nas influências mútuas entre a física e a matemática e nas relações entre modelo e realidade. Como se trata de um recorte histórico, ela se concentrará na abordagem britânica para o tema, pautada na noção do que hoje é chamado de “campo”. Buscando uma compreensão ampla desse momento da história da física, Rosa analisará os cientistas anteriores e posteriores ao físico e matemático britânico James Clerk Maxwell. A organização do encontro é do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, do IEA.

Workshop debate abordagens evolucionistas da cultura

Pesquisadores do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil, renomados em suas análises complementares sobre evolução cultural, estarão reunidos no workshop Abordagens Evolucionistas da Cultura, no dia 13 de novembro, das 9h às 18h, no IEA. De acordo com o organizador do encontro, o etologista Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o objetivo do workshop é promover o debate em torno de análises que destacam, ao mesmo tempo, "a diversidade dos processos culturais e a natureza unicamente complexa da cultura humana".

Pesquisadores discutem maneiras de aumentar o alcance das inovações em sustentabilidade urbana

No dia 12 de novembro, às 10h, o seminário The Contribution of Living Labs to Urban Sustainability Transitions: How to Deal with Upscaling? terá exposições dos pesquisadores Joop De Kraker, da Universidade de Maastricht, e Pedro Roberto Jacobi, da USP, que discutirão maneiras de ampliar a escala de implementação de inovações em sustentabilidade urbana. Geralmente, os estudos no campo são feitos em espaços protegidos, conhecidos como “nichos”. Para os pesquisadores, é preciso pensar em uma área mais ampla — conceito conhecido como “upscaling”. A moderadora do debate será de Gabriela Marques Di Giulio, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP.

ESTUDOS AVANÇADOS

Alfredo Bosi passa o cargo de editor da "Estudos Avançados" para Sergio Adorno

Após 30 anos à frente da revista “Estudos Avançados”, o professor de literatura e crítico literário Alfredo Bosi passa o cargo de editor da publicação para o sociólogo Sergio Adorno. Professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), também da USP, Adorno é membro do Conselho Deliberativo do IEA. Criada em dezembro de 1987, a "Estudos Avançados" está em sua 96ª edição, a última assinada por Bosi. Ele assumiu o quadrimestral no número 5.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Eric Danzi Lemos, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.