Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 282

Boletim IEA - 282

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 24/03/2020 15:18

Edição 282 — 3 de março de 2020

Chapa candidata à direção do IEA apresenta proposta de programa de gestão

No dia 6 de março, às 14h, em encontro público aberto a todos os interessados, os professores Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes, candidatos respectivamente a diretor e vice-diretora do IEA, apresentarão o programa de gestão de sua chapa para o período 2020-2024. Para eles, é preciso reforçar a tríplice função do Instituto como “local de reflexão crítica, sensor de avanços na fronteira internacional do conhecimento e incubadora de ideias propositivas”. A eleição será realizada no dia 10 de março.

Em ano eleitoral, BrCidades lança agenda com propostas para governos e sociedade civil

O coletivo BrCidades, integrado por pesquisadores, profissionais e militantes de movimentos sociais, realiza no dia 9 de março, às 9h30, o encontro BrCidades: Por um Projeto Coletivo para as Cidades do Brasil. No evento, o coletivo apresentará uma agenda elaborada nos últimos dois anos, com contribuições de 16 núcleos estaduais, para tornar as cidades brasileiras “economicamente dinâmicas, socialmente justas, culturalmente plurais e sustentáveis em termos ambientais”. Arquitetos, urbanistas e acadêmicos debaterão com o grupo.

Encontro trata da luta antiamianto, exemplo de mobilização em defesa da saúde do trabalhador

A pioneira na luta pelo banimento do amianto no Brasil Fernanda Giannasi faz no dia 11 de março, às 14h, a conferência Desafios Atuais para os Movimentos Sociais em Defesa da Saúde dos Trabalhadores: O Caso da Luta Antiamianto. Ela analisará as razões de sucesso e os principais obstáculos dos movimentos sociais que defendem a saúde e o meio ambiente. O evento é organizado pelo Grupo de Estudo Efeitos das Novas Formas de Trabalho na Vida dos Trabalhadores, coordenado por René Mendes, que será o moderador.

Economistas discutem reforma tributária e seu impacto na redução das desigualdades

As relações entre o sistema tributário e a desigualdade social no Brasil serão discutidas pelos economistas Armínio Fraga, Bernard Appy, Marc Morgan e Rodrigo Orair em seminário no dia 18 de março, às 8h30. Com o título Tributação e Desigualdade: Evidências e Agenda, o encontro também abordará os principais desafios científicos, políticos e econômicos da questão. Serão dois painéis: “A Agenda de Pesquisa sobre Desigualdade e Tributação”, com Morgan e Orair, e “A Agenda de Reforma Tributária no Brasil”, com Fraga e Appy.

Historiadora da ciência discute o pensamento de Lamarck sobre a evolução

Na conferência Lamarck e seu Tempo: O Que Ele Realmente Pensava sobre a Evolução, no dia 20 de março, às 11h, a historiadora da ciência Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, tratará de aspectos pouco conhecidos da teoria de Lamarck e do panorama científico da época em que ele a elaborou. A moderação será de Gildo Magalhaes dos Santos Filho, coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, organizador da conferência.

INSTALAÇÃO

IEA expõe réplicas de fósseis em instalação sobre evolução humana

“Ocupação Hominínia”, instalação permanente com réplicas de fósseis de seis hominínios e um painel resumindo a evolução da espécie humana, foi aberta ao público no dia 27 de fevereiro, no saguão de entrada do IEA. O organizador e curador da instalação é o paleoantropólogo Walter Neves, professor sênior do IEA. As réplicas foram produzidas pelo paleoartista Rogério Corrêa de Souza. Segundo Neves, apesar de já terem sido descobertos centenas de hominínios, os seis escolhidos são os mais icônicos na linha do tempo evolutiva.

INTERNACIONAL

Ubias escolhe "Diálogo" como tema de 2020

A rede internacional de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês), integrada pelo IEA, escolheu o tema “Diálogo” como Tópico do Ano para atividades de seus membros em 2020. A Ubias incentiva o intercâmbio de pesquisadores nas iniciativas sobre o tópico e a cooperação entre dois ou mais institutos nas realizações. A rede enfatiza que, apesar de o diálogo ser a base da sociedade moderna, ainda não é claro como ele será valorizado num futuro que pode ser altamente regulado pela inteligência artificial.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Michel Kurdoglian Lutaif, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.