Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 283

Boletim IEA - 283

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 13:25

Edição 283 — 23 de abril de 2020

Rede Ubias lança chamada para receber ensaios sobre o mundo pós-Covid-19

A rede Ubias está com chamada aberta para ensaios que tratem do mundo pós-coronavírus. "Com o tema Como o mundo irá/deverá mudar? A crise do corona como um desafio interdisciplinar" , os artigos devem ser escritos em inglês e enviados até o final de maio. Pesquisadores de todas as áreas e países podem participar. Segundo a rede, que representa 44 institutos de estudos avançados baseados em universidades, há indicadores de que o mundo será diferente depois desta crise e que a globalização será questionada em muitas áreas. Em tempos de grandes incertezas, a ciência é solicitada a olhar para o futuro e oferecer um discurso racional sobre como reagir à situação.

Nova área do site reúne artigos sobre a pandemia do coronavírus

Os enormes impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus estão sendo analisados por pesquisadores do IEA, seja com um olhar sobre os diferentes aspectos da doença ou para a crise decorrente dela. As análises estão reunidas em uma nova área do site e tratam de efeitos imediatos e futuros em áreas diversas, como a saúde, a economia, a educação e as relações pessoais.

Pesquisadores da USP integram grupo que busca aperfeiçoar políticas públicas contra a Covid-19

Glauco Arbix, coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA, está à frente de uma rede de 40 pesquisadores que analisam e sugerem o aperfeiçoamento de políticas públicas para os governos enfrentarem a pandemia do novo coronavírus. Por meio do OIC, e com apoio do IEA e de outras instituições, o grupo envia semanalmente boletins temáticos. O material também fica disponível no site do IEA. Na edição de 17 de abril, os pesquisadores analisaram a vulnerabilidade dos trabalhadores brasileiros nesta crise.

Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes assumem a diretoria do IEA

Os professores Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes assumiram no dia 12 de abril os cargos de diretor e vice-diretora do IEA. Eles foram eleitos no dia 10 de março e ocuparão as posições até 2024. Com o programa de gestão Inovação, Excelência, Abertura , a chapa obteve 94 votos de integrantes do Colégio Eleitoral. Conheça os perfis dos novos membros da diretoria do Instituto.

Relatório de Atividades de 2019 está disponível no site do IEA

O Relatório de Atividades do IEA em 2019 está publicado no site do Instituto. O documento destaca os principais eventos acadêmicos do ano, os grupos e pesquisadores que passaram a integrar o IEA e os temas que estiveram em evidência. A publicação também lista todos os seminários e conferências realizados em São Paulo e nos polos de Ribeirão Preto e São Carlos, apresenta as publicações e edições da revista "Estudos Avançados" do período, e detalha os dados financeiros do Instituto.

AGENDA

Seminário sobre sociologia do esporte trata de gênero e transferência de jogadores

A presença das mulheres no futebol e a renovação da cultura esportiva serão alguns dos temas discutidos em seminário online que abordará conceitos do esporte relacionados à sociologia, cultura e filosofia. Centrado em eixos temáticos (corpo, violência, gênero e relações diplomáticas), o encontro também discutirá aspectos do mercado de transferências do futebol profissional. O 5º Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte: Corpo, Violência e Gênero acontece no dia 28 de abril, das 9h às 16h, e é coordenado por Marco Bettine, pesquisador colaborador do IEA, com organização do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens).

OPORTUNIDADES

Universidade de Nagoya, Japão

Oito posições de professor assistente para candidatos que tiverem obtido o título de doutor nos últimos sete anos ou que o obterão até o final de março de 2021. São elegíveis pós-graduados em todas as áreas. Prazo: 18 de maio

Universidade de Edimburgo, Escócia

Diversas oportunidades de pesquisa no Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IASH) da universidade. Prazo: 30 de abril, às 17h (horário local)

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Michel Kurdoglian Lutaif, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br - iea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Nelson Niero Neto - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.