Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 285

Boletim IEA - 285

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 13:09

Edição 285 — 20 de agosto de 2020

INSTITUCIONAL

Implantação do 5G no Brasil motiva criação de think tank na USP

O debate Por Que e para Que o 5G no Brasil?, no dia 3 de setembro, às 9h, inicia a primeira fase (homogeneização dos conhecimentos) do Think Tank em Implantação do 5G no Brasil, um fórum sobre a nova tecnologia de telefonia móvel, sua implantação no país e impacto nas áreas social, política, econômica e de relações internacionais. A iniciativa é uma parceria do IEA, Escola Politécnica e Instituto de Relações Internacionais.

Conselho Deliberativo aprova criação de dois novos grupos de estudos

O Grupo de Estudos Ci.CRESS, baseado na sede do IEA em São Paulo, pretende estimular um debate epistemológico, metodológico e interdisciplinar para avaliar o impacto de diferentes sistemas de crenças sobre o sentido conferido à vida e sobre saúde. No Polo Ribeirão Preto do Instituto foi criado o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) para promover o diálogo interdisciplinar entre as duas áreas.

CURSO

Curso tratará das concepções de família na literatura brasileira do século 20

Os interessados em participar do curso online de difusão cultural Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20, que será ministrado por Belinda Mandelbaum, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, devem se inscrever de 24 de agosto a 8 de setembro. A partir de estudos sobre a família provenientes das ciências humanas, o curso pretende organizar um campo de diálogos com textos da literatura brasileira do século passado.

PRÓXIMOS EVENTOS

Papel das religiões

Seminário Periferias, Religião, Estado Laico, no dia 21 de agosto, 14h, discutirá papel desempenhado pelas religiões no Brasil nos últimos anos. A organização é do Grupo de Pesquisa nPeriferias.

Lamarckismo

Especialista em história e teoria da biologia, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins faz a conferência Lamarck e seu Tempo: O Que Ele Realmente Pensava sobre Evolução, no dia 21 de agosto, às 11h.

Pregação jesuíta

A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas nas Reduções nos Territórios Guaranis é o tema do seminário que terá exposição de Luiz Fernando Medeiros Rodrigues (Unisinos), no dia 24 de agosto, às 14h30.

Moda inclusiva

Francisca Dantas Mendes e Luiza Tamashiro debatem com representantes do mercado e dos consumidores no seminário Moda Plural e Estética de Beleza na Pluralidade de Corpos, no dia 26 de agosto, às 10h30.

Cursos de engenharia

Roberto Lobo, Marcello Nitz, Simon Schwartzman e José Roberto Cardoso participam do seminário Questões Centrais da Crise nos Cursos de Engenharia, no dia no dia 27 de agosto, às 15.

OPORTUNIDADES

Quatro institutos de estudos avançados da França

O French Institutes For Advanced Study Fellowship Programme oferece cerca de 30 residências nos institutos de estudos avançados de Paris, Lyon, Montpellier e Marselha. As bolsas são destinadas a pesquisadores de ciências humanas e sociais. Prazo: 15 de setembro

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), Alemanha

Frias COFUND Fellowship Programme (FCFP) para pesquisadores de todas as áreas. Prazo: 30 de setembro

Zukunftskolleg, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Konstanz, Alemanha

Bolsas de pós-doutorado e de pesquisa nas áreas de ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Prazo: 15 de outubro


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Michel Kurdoglian Lutaif, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.