Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 287

Boletim IEA - 287

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:54

Edição 287 — 11 de novembro de 2020

INSTITUCIONAL

Cerimônia de posse da Diretoria do IEA destaca luta contra negacionismo

Na cerimônia oficial de posse de Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes como diretor e vice-diretora do IEA, realizada no dia 6 de novembro, o reitor Vahan Agopyan ressaltou a contribuição a ser dada pelo Instituto para que a USP combata “o negacionismo, o retrocesso e o ataque à ciência”. Plonski, por sua vez, defendeu que, em paralelo à dedicação a temas tradicionais, como as questões climáticas e o acesso à educação e saúde de qualidade, o Instituto adote um papel transformador, sendo não apenas um laboratório de ideias, mas “um ateliê de ideias”.

Instituto comemora 34º aniversário com depoimentos de dirigentes e pesquisadores

Os 34 anos do IEA foram comemorados na cerimônia de posse oficial do novo diretor, Guilherme Ary Plonski, e da nova vice-diretora, Roseli de Deus Lopes, no dia 6 de novembro, na Sala Alfredo Bosi do Instituto. A solenidade teve falas de Roseli e do diretor anterior, Paulo Saldiva, e a apresentação de um vídeo com depoimentos do primeiro diretor do Instituto, Carlos Guilherme Mota, dos coordenadores dos Polos Ribeirão Preto e São Carlos, de conselheiros e pesquisadores.

OPORTUNIDADE DE PESQUISA

USP Cidades Globais faz chamada pública de pesquisadores

Quem desejar desenvolver pesquisa de pós-doutorado ou como pesquisador colaborador no Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA tem até 23 de novembro para se inscrever no processo seletivo. Os selecionados poderão atuar com ou sem bolsa de agência de fomento. A obtenção de bolsa ficará a cargo do pesquisador. A duração dos projetos deve ser de seis meses a cinco anos. A carga horária mínima para pós-doutorado é de 960 horas e ao menos 20 horas por semana. Para pesquisador colaborador, a carga horária é de 12 a 40 horas por semana.

REVISTA

Revista “Estudos Avançados” chega à 100ª edição e dá continuidade a dossiê sobre a pandemia

Publicada desde 1987, a revista “Estudos Avançados” atinge neste quadrimestre sua 100ª edição, cujo destaque é a segunda parte do dossiê sobre a pandemia de Covid-19. Segundo seu editor, Sergio Adorno, os artigos caracterizam-se pela escolha de questões fundamentais presentes no debate público, densidade das perspectivas e embasamento bibliográfico e em fontes documentais. A edição contém ainda textos sobre Florestan Fernandes, Celso Furtado, Max Weber e Beethoven e sobre a origem e constituição dos institutos de estudos avançados no mundo.

CÁTEDRA OSCAR SALA

Vint Cerf, um dos criadores da internet, fala sobre os desafios da rede

Considerado um dos fundadores da internet por cocriar os protocolos base de integração e uso da rede (TCP/IP), o matemático e informático Vint Cerf será o expositor no segundo seminário promovido pela recém-criada Cátedra Oscar Sala. No encontro Os Desafios da Governança da Internet, no dia 16 de novembro, às 10h30, Cerf irá mostrar como as regras da internet foram elaboradas, quais seus fundamentos e porque foram e ainda são necessárias. Após sua fala, um debate com diversos especialistas no tema abordará aspectos dos desafios que a rede enfrenta, como funcionar como ferramenta para uma possível ameaça às democracias e a forte concentração de poder econômico e social das plataformas.

PRÓXIMOS EVENTOS

Brasil marinho

O livro “Amazônia Azul: Brasil Marinho”, organizado por David Zee e Fabio Scarano, será lançado em evento homônimo no dia 16 de novembro, às 18h. A obra examina a história, o presente e o futuro da extensão marinha brasileira. A organização é da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano.

Fuga de cérebros

O webinar ¿Fuga o Circulación de Cerebros? Tópicos y Tendencias Recientes sobre las Redes de Diásporas de Personas con Estudios Avanzados, no dia 17 de novembro, às 9h30, tratará das tendências atuais e cenários pós-pandemia em relação aos esforços de vários países para obter benefícios da chamada fuga de cérebros.

Portos chilenos

O Centro de Síntese USP Cidades Globais realiza o encontro O Desenvolvimento Portuário Latino-Americano: Casos dos Portos Chilenos nos dias 17 e 18 de novembro, às 14h. Os expositores serão pesquisadores de várias universidades brasileiras e chilenas.

Mulheres

No dia 18 de novembro, às 19h15, realiza-se o webinar Jovens Mulheres no Poder: Mulheres na Construção de Alternativas: Que Poder Queremos, organizado pelo Grupo de Pesquisa nPeriferias, do IEA, e pelo Grupo de Pesquisas e Estudos das Políticas Públicas para a Inclusão Social, da Each-USP.

Índia

O Nacionalismo Hindu como Política de Estado na Índia Contemporânea é o tema de Mariana Faiad Batista Alves, da Unicamp, no dia 19 de novembro, às 14h. Ela falará sobre os componentes que influenciaram a origem e o desenvolvimento do nacionalismo hindu e os desdobramentos atuais.

Educação

Maria Teresa Santos, da Universidade de Évora, Portugal, será a expositora do webinar Ética e Educação: Arendt e a Responsabilidade pelo Mundo Comum, no dia 19 de novembro, às 17h, evento do ciclo Mais Educação, por Favor! Dilemas e Desafios na Construção do Conhecimento.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Michel Kurdoglian Lutaif, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.