Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 288

Boletim IEA - 288

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:44

Edição 288 — 20 de abril de 2021

MOOC

Intercontinental Academia lança curso online sobre o tempo

Já está disponível gratuitamente na plataforma Coursera o curso "Off the Clock: The Many Faces of Time", um massive open online course (Mooc) produzido pelo IEA e pelo Instituto de Pesquisa Avançada (IAR) da Universidade de Nagoya. O Mooc é resultante dos debates empreendidos por 13 jovens pesquisadores de várias áreas e países durante a primeira edição da Intercontinental Academia (ICA), um projeto da Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study).

CÁTEDRA

Lucia Santaella toma posse na Cátedra Oscar Sala

A semioticista Lucia Santaella tomou posse no dia 16 de abril como primeira titular da Cátedra Oscar Sala. Ela leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. A cátedra é uma parceria entre o IEA e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) dentro de convênio entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Teixeira Coelho torna-se professor sênior do IEA

O professor Teixeira Coelho, emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, agora é professor sênior do IEA, onde coordena o Grupo de Estudos Culturas e Humanidades Computacionais. Ele dará continuidade às suas pesquisas no Instituto sobre a cultura de base eletrônica (eCultura), acrescentando novo trabalho a ser feito com o Centro de Alta Computação da Universidade de Stuttgart, Alemanha.

Instituto tem dois novos conselheiros

José Eduardo Krieger, professor titular da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e o doutorando Henrique Araujo Aragusuku, do Instituto de Psicologia (IP), são os novos integrantes do Conselho Deliberativo do IEA. Ex-pró-reitor de Pesquisa, Krieger foi indicado pelo Conselho Universitário (Co) para a vaga antes ocupada pelo sociólogo Sérgio Adorno. Aragusuku foi escolhido pela representação de pós-graduandos no Co para suceder a Michel Kurdoglian Lutaif.

As perdas de Alfredo Bosi e Neli Aparecida Mello-Théry

Duas perdas significativas para o IEA e a USP ocorreram em abril. No dia 7, Alfredo Bosi morreu em São Paulo, aos 84 anos. Historiador e crítico de literatura brasileira, foi diretor do IEA e editor da revista "Estudos Avançados". No dia 6, em Paris, morreu Neli Aparecida Mello-Théry, aos 65 anos. Era professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) e coordenava o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA.

AGENDA

22 de abril, 16h28 de Abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho

Webinar com exposição de Gilmar Ortiz de Souza (IEA e Pastoral Operária), organizado pelo Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Sobre a Vida dos Trabalhadores.

23 de abril, 14h Dilemas Ambientais-Urbanos em Duas Metrópoles Latino-Americanas: São Paulo e Cidade do México no Século 21

Encontro online terá exposições de Mario Bassols e Miriam Alfie, ambos da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México. Os realizadores são: Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, IEE-USP, UAM e PGT-UFABC.

25 a 30 de abril, 8h30 - 2021 Planetary Health Annual Meeting (PHAM)

Nesta quarta edição do encontro será lançada a “Declaração São Paulo de Saúde Planetária”. A organização é do Grupo de Estudo Saúde Planetária do IEA, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Planetary Health Alliance (PHA).

27 a 29 de abril, 10h Barroco Cifrado - O Implícito, o Dissimulado e o Invisível nas Artes da América Colonial

O webinar é uma iniciativa de Projeto Jovem Pesquisador da Fapesp, desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA.

4 de maio, 10hAgronegócio e Sustentabilidade

Encontro online integrante do Ciclo UrbanSus do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Na ocasião, será lançado livro homônimo organizado por Cleverson Andrioli e Arlindo Philippi Jr.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.