Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 289

Boletim IEA - 289

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:37

Edição 289 — 4 de maio de 2021

COOPERAÇÃO

Em conferência com Angel Gurría, USP e OCDE iniciam aproximação para intercâmbio de conhecimentos

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, será o conferencista principal no evento online OCDE e USP: Reconfigurando o Mundo a partir do Conhecimento, no dia 6 de maio, das 13h às 14h30. O encontro marcará o início de relações formais da USP com a OCDE. Depois de 15 anos como secretário-geral, Gurría deixará a organização em maio e ainda este ano deve se tornar pesquisador do IEA.

CURSO

Curso discute recepção de autores brasileiros na França e de franceses no Brasil

Estão abertas até 21 de maio as inscrições para o curso de difusão cultural online Autores Brasileiros na França, Autores Franceses no Brasil: Tradução e Recepção, realizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA. Com carga horária de 12h, divididas em oito aulas de 90 minutos, o curso acontecerá de 7 a 30 de junho e discutirá os casos de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Gilberto Freyre, Rubem Fonseca, Sérgio Milliet, Voltaire e François Guizot.

REVISTA

Atualidade, perspectivas e desafios da inteligência artificial são tema da revista “Estudos Avançados”

O dossiê principal da edição 101 da revista “Estudos Avançados”, periódico quadrimestral do IEA, é dedicado à análise do estado atual, perspectiva e impactos da inteligência artificial. Em seus nove artigos, o dossiê analisa o desenvolvimento da IA desde os anos 50, suas aplicações e os debates que suscita nos campos científico e tecnológico e em relação a aspectos éticos, sociais, políticos e culturais. A versão online já está disponível na SciELO.

EXPOSIÇÃO

Exposição “About Academia”, de Antoni Muntadas, é aberta com mesa-redonda sobre futuro das universidades

Que Universidade Queremos? foi o tema da mesa-redonda que inaugurou a exposição virtual “Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)”, no dia 30 de abril. Os debatedores foram o próprio Muntadas, artista espanhol radicado em Nova York, o líder indígena, ambientalista e filósofo Aílton Krenak, o antropólogo cultural Néstor García Cancline, catedrático do IEA, e a educadora Macaé Evaristo, ex-secretária de Educação de Minas Gerais. A exposição ficará em cartaz até 31 de outubro em aboutacademia.iea.usp.br. No dia 10 de maio, duas outras mesas serão realizadas (veja Agenda abaixo).

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

As instituições fora do lugar, segundo Néstor García Canclini

No dia 6 de outubro de 2020, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria do IEA com o Itaú Cultural) adquiriu caráter internacional com a posse de seu primeiro titular estrangeiro, o antropólogo cultural e sociólogo argentino Néstor García Canclini, que leciona desde 1976 no México.

Em sua conferência "As Instituições Fora do Lugar", Canclini disse que a expressão instituição cultural não se aplica hoje apenas a museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de concerto, englobando também aplicativos como o WhatsApp e serviços como o download de filmes e e-books. Para ele, as instituições digitais socializam tanto quanto a família, a escola, a universidade e a fábrica, “mas também dessocializam o que foi articulado pelas instituições clássicas ou geram disputas nos modos de interpactuar entre distintas gerações, níveis educativos e pela maneira como se inserem nas formas comunitárias, urbanas e nacionais que continuam a nos conter”.

AGENDA

10 de maio, das 9 às 16hMesas-redondas “Intercontinental Academia” e “Universidade e Contexto”

Encontros integram a programação da mostra virtual “Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online 2011-2017 (2021)”, inaugurada em 30 de abril.

11 de maio, 9h Mudanças Climáticas: Características, Avanços e Desafios

Painel dedicado à discussão sobre as respostas políticas e jurídicas ao fenômeno nos níveis regional, estadual e municipal no Brasil, com engajamento de atores governamentais e não governamentais.

12 de maio, 14h30 - Lydia Hortélio e a Cultura da Criança: Brincadeiras e Canções Infantis como Patrimônio Imaterial do Brasil

Seminário com Lydia Hortélio, da Associação Casa das Cinco Pedrinhas, organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.

13 de maio, 14h - Atmosfera Urbana: Emissões, Impactos e Tendências no Bem-Estar das Cidades

Seminário (em inglês) do ciclo UrbanSus, com Otto Klemm, Guaciara Macedo dos Santos, Patrícia Iglecias e Marcos Buckeridge. Atividade do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA.

14 de maio, 10h30Progresso da Pesquisa: Corrupção e Sistema de Integridade

Seminário com Emmanuel de Oliveira e José Veríssimo, ambos do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP. Evento do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA.

14 de maio, 15hConstrução e Desmonte dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres no Brasil

Participação de ex-presidentas do Conselho Nacional de Direitos da Mulher e ex-ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

17 de maio, 11hFlorença, 1436: A Catedral, o Filioque, a Inovação Tecnocientífica e Outros Aspectos da História das Ideias

Conferência de Gildo Magalhães dos Santos Filho, coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.