Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 290

Boletim IEA - 290

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:28

Edição 290 — 18 de maio de 2021

LANÇAMENTO

Projeto inaugura plataforma com produção da USP sobre periferias

O projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp) da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência realiza no dia 27, às 10h, o webinar de lançamento da plataforma digital Conexões USP-Periferias, uma base de dados multidisciplinar sobre a produção acadêmica e outras iniciativas da USP relacionadas com periferias e favelas. A intenção é que a plataforma se torne referência para pesquisadores e formuladores de políticas públicas para essas comunidades.

NOVO PROGRAMA

Programa vai monitorar qualidade do ar em creches e escolas infantis da capital paulista

A qualidade do ar ao redor dos Centros Educacionais Infantis (CEIs) e creches da capital paulista começará a ser monitorada este ano pelo programa Rede Cidadã de Qualidade do Ar: Ares Novos para a Primeira Infância, a ser implantado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola da Metrópole, sediado no IEA. O objetivo do programa é desenvolver ações locais de baixo custo e alto impacto que possibilitem reduzir a exposição de crianças à poluição urbana.

OPORTUNIDADE

Ares Novos para a Primeira Infância oferece bolsa de pesquisa para alunos de pós-graduação

O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola da Metrópole receberá até 21 de maio inscrições de candidatos a uma bolsa de analista de projeto no programa “Ares Novos para a Primeira Infância”. O estudo visa monitorar a qualidade do ar ao redor dos Centros Educacionais Infantis (CEIs) e creches da capital paulista, com o objetivo de desenvolver ações locais de baixo custo e alto impacto, para reduzir a exposição de crianças à poluição urbana. A bolsa tem duração de 10 meses, a partir de junho, e é destinada a alunos de pós-graduação da USP.

COOPERAÇÃO

Encontro com o secretário-geral da OCDE inaugura parceria da organização com a USP

O webinar OCDE e USP: Reconfigurando o Mundo a partir do Conhecimento, no dia 6 de maio, marcou o início da cooperação entre a OCDE e a Universidade. O expositor foi o secretário-geral da organização, Angel Gurría, que falou sobre o mundo sob e depois da pandemia. Para ele, o Brasil leva vantagem na disputa com outros países para ser membro da OCDE, pois “já está na família e, em vez de dizer 'vamos esperar ser aceitos', já começou a trabalhar com a organização”.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Raymundo Faoro, primeiro conferencista e primeiro professor visitante

No dia 25 de agosto de 1986, dois meses antes de o então reitor José Goldemberg baixar a resolução que criou oficialmente o IEA, o jurista, historiador e sociólogo Raymundo Faoro (1925-2003) foi o protagonista da atividade inaugural do Instituto, a conferência “Existe um Pensamento Político Brasileiro?”. Logo em seguida, como primeiro professor visitante do IEA, ele transformou o conteúdo da conferência num estudo abrangente de mesmo nome, publicado na primeira edição da revista “Estudos Avançados”, lançada no final de 1987. Segundo a análise de Faoro, se o liberalismo tivesse se desenvolvido “autenticamente” no Brasil do século 19, poderia ter ampliado o campo democrático e “o Estado seria outro, não o monstro patrimonial-estamental-autoritário que está vivo na realidade brasileira”.

AGENDA

19 de maio, 9h Inovação no Novo Marco Legal do Saneamento

Debate interdisciplinar sobre as principais oportunidades e obstáculos para articular os instrumentos de incentivo à inovação previstos na Lei de Inovação diante do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

19 de maio, 14h Roteiros da Biodiversidade: Estação Ecológica Juréia-Itatins

Primeiro seminário da série “Roteiros da Biodiversidade” tratará de ameaças à conservação da Estação Ecológica Jureia-Itatins, a mais preservada das áreas protegidas no litoral da Mata Atlântica, situada no Estado de São Paulo.

20 de maio, 9h - Entre Geografias e Ambientes: Reflexões sobre a Vida e a Obra de Neli Aparecida de Mello-Théry

Homenagem à geógrafa que morreu em 6 de abril, aos 65 anos. Ela era a coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade.

24 de maio, 9h - Governança Climática na Experiência Brasileira: Avanços e Desafios

Painel sobre governança climática nas esferas nacional e local. Exposições de Márcio Astrini, do Observatório do Clima, e das pesquisadoras do IEA Gabriela di Giulio, Débora Sotto e Ana Maria Nusdeo.

26 de maio, 9h30 - O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil: Saúde Pública

Segundo evento da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil', que visa debater o tema com foco nos níveis subnacionais de governo. Este encontro terá como debatedores Ana Maria Malik, da FGVSaúde, e André Medici, do Banco Mundial.

26 de maio, 16h - A Perda da Razão Social do Trabalho no Brasil: Contribuições para o Enfrentamento e Reconstrução

Ladislau Dowbor, da PUC-SP, falará sobre subutilização de fatores de produção, enquanto Graça Druck, da UFBA, irá abordar a precarização social do trabalho "como estratégia de dominação no atual contexto do capitalismo neoliberal".

28 de maio, 15hExpansão Tecnológica e/ou Segurança nas Redes

Debate promovido pela Cátedra Oscar Sala para discutir a segurança nas redes. Com Silvio Meira, cientista-chefe do The Digital Strategy Company, e Demi Getschko, diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A coordenação é da titular da Cátedra Lucia Santaella. Assista ao vivo.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.