Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 292

Boletim IEA - 292

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 11:57

Edição 292 — 17 de junho de 2021

DESTAQUES

1º encontro entre cátedras do IEA discute relação universidade-sociedade

No dia 22 de junho, às 14h, será realizado o 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA, com a participação de catedráticos, coordenadores e professores integrantes das seis cátedras do Instituto. A primeira parte do evento será dedicada ao colóquio Sobre a Universidade: Crítica com Alma, que refletirá sobre a relação universidade-sociedade. A segunda parte, restrita a integrantes e ex-integrantes das cátedras, será uma reunião de planejamento de atividades conjuntas entre elas.

Especialistas analisam a trajetória recente de inserção internacional do Brasil

Celso Lafer, Rubens Ricupero, Otaviano Canuto e Laurence Whitehead serão os expositores do webinar A Inserção do Brasil no Sistema Internacional - Econômica, Política e Climático Ambiental, programado para o dia 25 de junho, 9h30. O evento integra os trabalhos do projeto "Brasil como uma Variedade de Democracia de Mercado Emergente - Entre a Agenda Democrática e a Agenda da Globalização, coordenado por Lourdes Sola e Eduardo Viola.

LITERATURA

Revista publica artigos resultantes do seminário ‘Celebrando José Saramago’

A edição 13 da “Revista de Estudos Saramaguianos” publicou vários artigos produzidos a partir de exposições do seminário Celebrando José Saramago, realizado em dezembro, por ocasião do 10º aniversário da morte do escritor português, Nobel de Literatura de 1998. A organização do seminário e do dossiê publicado pela revista foram do zoólogo Jaime Bertoluci, professor da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e pesquisador do IEA.

INSTITUCIONAL

Comissão de Pesquisa tem nova composição

Elizabeth Balbachevsky, da FFLCH-USP, é a nova presidente da Comissão de Pesquisa do IEA, em substituição a Antonio Mauro Saraiva, da EP-USP, que passa a dedicar-se exclusivamente ao Grupo de Estudos Saúde Planetária. Com isso, a vice-presidência, antes ocupada por Balbachevsky, ficou vaga, levando o Conselho Deliberativo do Instituto a eleger um novo vice-presidente. O escolhido foi Alcindo Aparecido dos Santos, do Instituto de Química.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Livro sobre a crise hídrica de 2013-2015 pode ter lições para a situação atual

Num momento em que se avalia a possibilidade de nova crise hídrica, convém retomar a análise da intensa estiagem do período 2013-2015, que prejudicou substancialmente o abastecimento de água no Sudeste. Uma das situações mais críticas foi a sofrida pela Região Metropolitana de São Paulo. Naquele período, grupos de pesquisa do IEA realizaram diversos encontros acadêmicos para analisar o ocorrido e discutir políticas, estratégias e ações para mitigar os riscos de novo episódio similar. Essas discussões resultaram no “Livro Branco da Água – A Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo em 2013-2015 – Origens, Impactos e Soluções”, coedição do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) publicada em 2018. A obra teve organização de Marcos Buckeridge, então presidente da Aciesp, e Wagner Costa Ribeiro, pesquisador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA.

AGENDA

21 de junho, 14h30 – O Estado Crítico do Planeta

O advogado, escritor e fotógrafo Eduardo Muylaert falará sobre as ameaças à biodiversidade brasileira, tocando em temas como Amazônia, COP 26 e soberania e cooperação internacional.

22 de junho, 10h30 -O Que Esperamos Encontrar em Nossas Cabeças – Uma Visão Histórica sobre as Metáforas da Memória

Conferência de André Frazão Helene, do IB-USP, discutirá crenças e metáforas sobre cognição e memória em diferentes momentos históricos.

23 e 24 de junho, 10hSeminário Internacional Glocalização: Patrimônio Cultural em Perspectiva Global e Decolonial

Encontro tratará do patrimônio cultural resultante do projeto global da Companhia de Jesus, considerando as especificidades locais na Ásia e na América.

25 de junho, 15h - Expansão Tecnológica e/ou Segurança nas Redes

Evento com Virgílio Almeida, da UFMG e da Universidade Harvard, EUA, dá sequência ao debate iniciado em 28 de maio sobre a viabilidade de segurança na internet diante da expansão do universo digital.

1ºde julho, 19h - Mining Threads to Biodiversity and the Consequences of a Green Energy Transition

Laura Sonter, da Universidade de Queensland, Austrália, faz exposição sobre impactos na biodiversidade da grande produção mineral para a transição energética.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien -  (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.