Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 293

Boletim IEA - 293

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:00

Edição 293 — 29 de junho de 2021

Cátedra Oscar Sala abre inscrições para seleção de pós-doutorando

Pós-doutorandos de qualquer unidade dos campi da USP na cidade de São Paulo podem participar de seleção de pesquisador para atuar na Cátedra Oscar Sala com bolsa durante dez meses. Os candidatos devem se inscrever via formulário eletrônico até as 15h do dia 2 de julho. O selecionado atuará em colaboração com a semioticista Lucia Santaella, titular da cátedra. Sua participação deverá contar com anuência do supervisor de sua pesquisa. O início das atividades está marcado para 15 de julho.

PUBLICAÇÃO

A institucionalidade da cultura na atualidade é tema do Caderno de Pesquisa da Cátedra Olavo Setubal

No seminário A Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais, no dia 15 de julho, às 14h, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lançará sua série de Cadernos de Pesquisa. O tema do primeiro caderno é “Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais”. Nele estarão os primeiros resultados da pesquisa coordenada pelo antropólogo Néstor García Canclini, titular da cátedra, e estudos dos pós-doutorandos que atuam no projeto, Sharine Machado Cabral Melo e Juan Ignacio Brizuela.

UNIVERSIDADE

Colóquio defende universidade colaborativa, pandisciplinar e aberta à sociedade e outros saberes

A estrutura e a atuação das novas cátedras na USP serviram de referência para uma crítica institucional das universidades brasileiras no colóquio Sobre a Universidade: Crítica com Alma, no dia 22 de junho. Organizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e pela Cátedra de Educação Básica, o evento integrou o 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA e teve exposições de Néstor García Canclini, Naomar de Almeida Filho e Martin Grossmann, com coordenação de Lucia Santaella.

Renato Janine Ribeiro, professor honorário do IEA, é eleito presidente da SBPC

Renato Janine Ribeiro, professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor honorário do IEA, foi eleito no dia 21 de junho presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ex-ministro da Educação, Janine foi conselheiro do Instituto, onde coordenou o Grupo de Pesquisa O Futuro Nos Interpela. Após sua eleição, ele declarou ao “Jornal da USP” que “agora é hora de unir todo mundo” e criar “um pacote de tudo que pode contribuir para o futuro do Brasil”.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

A história da Parada LGBTQ de São Paulo

A trajetória e as lutas travadas desde a criação da Parada LGBT em São Paulo, em 1997, é recontada em depoimento de Fernando Quaresma, um dos criadores do evento, em vídeo produzido em novembro de 2014. O depoimento integra o projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo, realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Democracia, Direitos Humanos e Tolerância com o objetivo de mapear os lugares de lutas e conquistas pelos direitos humanos na capital paulista.

AGENDA

1º de julho, 19h - Mining Threads to Biodiversity and the Consequences of a Green Energy Transition

Laura Sonter, da Universidade de Queensland, Austrália, faz exposição sobre impactos na biodiversidade da grande produção mineral para a transição energética.

7 de julho, 9h30 - O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - Gestão Pública: Áreas-meio

No quarto evento da série "O Futuro do Serviço Civil no Brasil" serão discutidas a organização do trabalho e a burocracia na área de saúde pública.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.