Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 295

Boletim IEA - 295

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:03

Edição 295 — 15 de setembro de 2021

DESTAQUES

IEA e Novartis reúnem especialistas em ciclo sobre saúde cardiovascular

O IEA e a farmacêutica Novartis irão promover o ciclo de seminários online A Sociedade Brasileira e o Cuidado da Saúde Cardiovascular, de 27 a 30 de setembro, sempre às 17h. A atividade é o ponto de partida de um esforço conjunto para ampliar as discussões e estudos multissetoriais sobre saúde do coração, tendo em vista os impactos desse grupo de doenças na qualidade de vida da população, na economia e nos sistemas de saúde do Brasil. O ciclo terá um painel por dia, com transmissão ao vivo pelo site e YouTube do IEA-USP. A iniciativa tem como objetivo final planejar e implantar um modelo de Programa Nacional de Atenção Integral a Pessoas com Alto Risco de Doenças Cardiovasculares.

Muniz Sodré assume Cátedra Otavio Frias Filho dia 20 de setembro

O sociólogo Muniz Sodré, considerado o mais importante pesquisador de comunicação do país, assume no dia 20 de setembro, às 15h, o posto de primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade. Durante sua titularidade, Sodré coordenará o ciclo de palestras “Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia”, que deverá resultar em livro com contribuições de pesquisadores selecionados. Sediada no IEA, a cátedra é fruto de convênio entre a USP e a Folha de S.Paulo firmado neste ano de centenário do jornal.

NOVO LIVRO

IEA e C4AI lançam livro sobre evolução e impactos da inteligência artificial

Publicado em setembro pelo IEA em parceria com o Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, o livro "Inteligência Artificial: Avanços e Tendências" aborda de forma interdisciplinar um dos principais temas do estudo do desenvolvimento da área: a relação entre inteligência artificial e sociedade. A obra é resultado das contribuições apresentadas no seminário “Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências”, organizado pelo IEA e pela Pró-Reitoria de Pesquisa em junho de 2019. A publicação conta com o apoio da Fapesp e da IBM, parceiras do C4AI.

INSTITUCIONAL

Reitor designa Carlos Henrique de Brito Cruz novo conselheiro do IEA

O físico Carlos Henrique de Brito Cruz, professor titular aposentado da Unicamp e vice-presidente sênior de Rede de Pesquisa da Elsevier, foi designado no dia 8 de setembro pelo reitor Vahan Agopyan para integrar o Conselho Deliberativo do IEA. Ele assumiu a vaga para representante da sociedade civil sem vínculo de docência com a USP, antes ocupada pela especialista em políticas educacionais Cláudia Costin. Brito Cruz foi presidente e diretor científico da Fapesp, reitor e pró-reitor de pesquisa da Unicamp e diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da mesma universidade.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Uma análise de Immanuel Wallerstein sobre o significado das Torres Gêmeas e sua destruição

Um ano depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos pela Al-Qaeda, a edição 46 da revista “Estudos Avançados” publicou um dossiê sobre os Estados Unidos. Um dos destaques foi o artigo “Os Estados Unidos e o Mundo: As Torres Gêmeas como Metáfora”, do sociólogo Immanuel Wallerstein (1930-2019). Chamado de “teórico do ‘sistema-mundo’”, ele afirmou no artigo que as Torres Gêmeas constituíam uma metáfora perfeita para a visão dos americanos de que os EUA “são mais cosmopolitas em seus pontos de vista”, pois “apontavam para aspirações ilimitadas; anunciavam grandes feitos tecnológicos; eram um luzeiro para o mundo”, mas também foram uma metáfora do ataque aos EUA: “Construídas com notável perícia... tecnologia [que] revelou-se um escudo protetor bastante imperfeito”. A terceira metáfora associada às torres, segundo ele, é o fato de ter sido uma opção construí-las: “Conseguiremos manter nossa postura moral diante da incerteza de saber que o mundo que criamos até hoje é apenas um dentre milhares de mundos alternativos que poderíamos ter criado; e que o mundo que estaremos criando nos próximos 30 a 50 anos pode ser melhor, ou não, pode reduzir, ou não, a contradição entre nossos ideais e nossos privilégios?”.

AGENDA

16 de setembro, 17h - O Aumento da Fome frente à Fragilidade da Democracia: Perspectivas para o Fortalecimento da Participação Social

Encontro debaterá as fragilidades institucionais e debilidades da gestão pública com vistas ao fortalecimento dos conselhos de segurança alimentar e nutricional.

17 de setembro, 15h - A Robótica Está Chegando na Escola, no Hospital... na Nossa Casa! Estamos Preparados?

Mesa-redonda sobre as oportunidades e desafios que a IA impõe à sociedade. Atividade integra ciclo com temas de seminário internacional que será realizado em dezembro.

20 a 22 de setembro, 14h30 - Proust, 150 Anos

Para celebrar o sesquicentenário de nascimento de Marcel Proust, o Grupo de Pesquisa Brasil-França realiza seminário sobre sua escrita, personagens e recepção no Brasil.

21 de setembro, 16h - Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro (4º Colóquio)

Webinar da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica analisa as perspectivas para organização escolar, didáticas e práticas para a formação das novas gerações.

22 de setembro, 10h - Legal Design e Visual Law – Inovação ou Morte da Linguagem Jurídica

Debate entre especialistas em direito, semiótica e design busca propiciar uma visão crítica e propositiva sobre o uso efetivo das técnicas de legal design e visual law..

23 de setembro, 8h30 - A Cidade como Plataforma Política, de Inovação e de Desenvolvimento Sustentável

Lançamento do livro "Cidades Inteligentes - Uma Abordagem Humana e Sustentável", produzido pelo Centro de Estudos da Câmara dos Deputados (Cedes).


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USPDiretor / Director: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.

www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.