Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 296

Boletim IEA - 296

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/03/2022 13:19

Edição 296 — 28 de setembro de 2021

DESTAQUES

Ex-ministros e ex-secretários de Direitos Humanos discutirão as políticas nacionais para a área

Todos os ex-ministros e ex-secretários da Secretaria de Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais – de 1997 a 2016 estarão reunidos em encontro online no dia 1º de outubro, às 14h, para um diálogo sobre a Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil. Ao final da atividade, será lido um manifesto subscrito pelos ex-ministros e ex-secretários. O evento integra o Ciclo de Memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos, iniciativa para o biênio 2021-2022 do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH) do IEA e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).

Francisco Weffort será homenageado em evento online no dia 7 de outubro

Francisco Weffort, morto aos 84 anos no dia 1º de agosto, dedicou a sua vida e a sua carreira acadêmica à defesa da democracia e toda sua obra aborda, de diferentes perspectivas, as questões mais fundamentais do devir e do funcionamento do regime democrático, afirma o cientista político José Álvaro Moisés, um dos organizadores da Homenagem ao Prof. Francisco Weffort, que será realizada no dia 7 de outubro, às 9h30. Além de Moisés, participarão Fernando Henrique Cardoso, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Luiz Werneck Vianna, Lourdes Sola, Elizabeth Balbachevsky, João Paulo Cândia Veiga e Juan Carlos Torre.

Encontro reúne especialistas franceses e brasileiros para discutir preço fixo do livro

Há 40 anos, a chamada Lei Lang estabeleceu o preço fixo-único do livro na França. O debate sobre essa questão agora atinge os profissionais do setor e, especialmente, o público leitor do Brasil. Entretanto, é preciso lançar luz sobre as condições desiguais de produção, comércio e distribuição dos livros em um país desigual e com dimensões continentais, argumentam os organizadores do encontro Por uma Lei da Bibliodiversidade, que acontece de 13 a 15 de outubro, das 9h às 17h, e terá, dentre outros participantes, Jack Lang, ex-ministro da Cultura na França, responsável pela implementação da Lei do Preço Fixo, ou Lei Lang.

NOVO MOOC

Grupo lança curso online sobre as Missões Jesuíticas em território guarani

Serão abertas no dia 10 de outubro na plataforma Coursera as pré-inscrições para o curso online Missões Jesuíticas no Território Guarani: História, com lançamento previsto para 15 de outubro. Trata-se de um Mooc (massive open online course) produzido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, coordenado pela professora sênior do IEA Marina Massimi, uma das expositoras. O curso é composto de dois módulos: “A Proposta das Reduções: Caracterização do Espaço e Atores Envolvidos” e “Jesuítas e Guaranis: Conflitos, Ataques, Êxodos e Guerras nas Reduções”.

EXPOSIÇÃO

Com curadoria de Walter Neves, exposição sobre evolução humana será inaugurada em shopping paulista

A exposição Do Macaco ao Homem – Transições será aberta ao público no dia 1° de outubro, às 10h, no Internacional Shopping, em Guarulhos, SP. A mostra é uma realização do IEA, do Museu Catavento e da empresa Modulart. Ela trata do processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes (7 milhões de anos atrás) até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos. A curadoria é do paleoantropólogo Walter Neves, professor sênior do IEA.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Cem anos de Paulo Freire

No dia 19 de setembro, comemorou-se o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e um dos pedagogos mais influentes do mundo, morto em 1997. Em homenagem ao autor de “A Pedagogia do Oprimido”, destacamos algumas de suas ideias para a construção de uma escola democrática e popular expostas em "Carta aos Professores", publicada na edição 42 da revista “Estudos Avançados”, em 2001. Originalmente, a carta foi publicada em “Professora, Sim; Tia, Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar”, livro escrito por Freire em dois meses de 1993, logo depois de sua gestão como secretário de Educação da cidade de São Paulo.

AGENDA

29 de setembro, 14hComida e Bebida na Cultura Missionária Atlântica (Séculos 16 a 19)

Seminário sobre como os missionários vindos da Europa descreveram em cartas, tratados e outros documentos os hábitos de alimentação e bebidas dos povos latino-americanos. Assista ao vivo.

30 de setembro, 14hEmergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil

Lançamento do segundo número dos Cadernos de Pesquisa da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, com textos de Néstor García Canclini, Sharine Melo e Juan Ignacio Brizuela. Sob a coordenação de Canclini, os pós-doutorandos discorrem sobre a Lei Aldir Blanc e os pontos de cultura no Agreste Baiano. Assista ao vivo.

5 de outubro, 15hA Questão Climática pelas Lentes da Ciência Política

Encontro visa suprir a falta de participação dos estudos em relações internacionais no debate sobre as mudanças climáticas, vistas como um problema de governança mundial. Assista ao vivo.

6 de outubro, 14h30Decolonizando a Psicologia e sua História

Um debate sobre como a questão da decolonização atravessa áreas da psicologia e sobre a contribuição dos estudos históricos com foco nas relações entre a psicologia e o contexto sociocultural. Assista ao vivo.

14 de outubro, 11hLoreto in the Americas

Webinar (em inglês) tratará da recepção e da circulação da devoção a Nossa Senhora de Loreto nas Américas. O objetivo é verificar o estado da pesquisa e quais projetos estão em andamento sobre o tema.

18 de outubro, 16hInteligência Artificial e Trabalho: Os Desafios Impostos à Educação pelas Novas Interfaces Homem-Máquina

Encontro irá discutir como introduzir no ensino brasileiro, desde a educação básica, a lógica e os fundamentos da IA, conhecimento que os organizadores consideram mandatório para se permanecer relevante na vida profissional e social do século 21. Assista ao vivo.

19 de outubro, 9hGestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras

Seminário da série UrbanSus irá tratar dos paradigmas relacionados à gestão de riscos e desastres no Brasil e no contexto da Lei n° 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Assista ao vivo.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.