Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 297

Boletim IEA - 297

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/03/2022 13:19

Edição 297 — 27 de outubro de 2021

ANIVERSÁRIO

IEA completa 35 anos

Esta semana o IEA comemora seus 35 anos. Para marcar a data, está sendo preparado um livro que conta a história do Instituto. Também será realizada uma série de atividades ainda este ano e no primeiro semestre de 2022. Vale recordar as atribuições estabelecidas na sua criação em 29 de outubro de 1986 e que ainda se mantêm como diretrizes de suas atividades. Elas são descritas no texto “O mais Jovem Instituto da USP”, publicado na primeira edição da revista “Estudos Avançados”, no quarto trimestre de 1987, e foram elaboradas pelo Grupo de Estudos que subsidiou o então reitor José Goldemberg na definição da proposta para o IEA. Entre as atribuições, destacam-se: favorecer novas ideias, resultantes do convívio, do confronto e da interação entre as diversas áreas de trabalho intelectual; realizar trabalhos de pesquisa e atividades pertinentes a questões fundamentais do pensamento científico e da cultura em geral, privilegiando a interdisciplinaridade, visando ao aprimoramento e à atualização da docência e da pesquisa; incentivar estudos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura em geral, bem como sobre o uso social do conhecimento, tendo em conta a melhor articulação entre a Universidade e a sociedade.

DESTAQUES

IEA divulga resultado da seleção de docentes para Programa Ano Sabático 2022

O Conselheiro Deliberativos do IEA escolheu seis docentes de diferentes unidades da USP para participar da edição 2022 do Programa Ano Sabático. Eles desenvolverão seus projetos durante um ano, a partir de março. Nesse período, ficarão dispensados das atividades (inclusive didáticas) em suas unidades. Os escolhidos são Antonio Mauro Saraiva (EP), Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH), Janina Onuki (IRI), Julio Roberto Groppa Aquino (FE), Leoberto Costa Tavares (FCF) e Vagner Carvalheiro Porto (MAE). O programa é uma parceria entre o IEA e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP.

Néstor García Canclini será titular da Cátedra Olavo Setubal por mais seis meses

O Comitê de Governança da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Ciência e Cultura (parceria entre o IEA o Itaú Cultural) decidiu estender por mais seis meses o período de titularidade do antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini. Com isso, ele continuará o projeto "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais" até o final de fevereiro. Segundo a Coordenação Executiva da cátedra, a extensão do prazo deveu-se às limitações impostas pela pandemia e à própria natureza do programa de pesquisa proposto, com perspectiva binacional e colaboração dos pesquisadores de pós-doutorado Sharine Melo e Juan Brizuela.

Novo livro de Teixeira Coelho analisa os impactos das tecnologias digitais na arte e na cultura

"Signs and Wonders: Art & Culture in the Digital Age" é o novo livro de Teixeira Coelho, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e professor sênior do IEA, onde coordena o Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais. Publicado pela Editora Iluminuras (inicialmente em inglês e formato digital), a obra contém quatro ensaios: um inédito e três revistos e ampliados. O ebook está à venda na internet. A edição impressa (em português) será lançada em novembro, com pré-venda de exemplares já disponível no site da editora.

Coletânea de artigos apresenta alternativas sustentáveis para o agronegócio

A Editora Manole, o IEA e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lançaram recentemente o livro "Sustentabilidade no Agronegócio". A obra contém 26 capítulos divididos em quatro seções: "Agronegócio e Sustentabilidade", "Sistemas e Práticas Sustentáveis", "Serviços Ecossistêmicos e Mudanças Climáticas" e "Legislação, Políticas Públicas e Governança". De acordo com os editores, Arlindo Philippi Jr e Cleverson Vitório Andreoli, a intenção do livro é apresentar alternativas sustentáveis para o exercício do protagonismo do agronegócio enquanto setor determinante para o desenvolvimento brasileiro.

AGENDA

4 de novembro, 9h - Sustentabilidade Pós-Pandemia

Evento do ciclo UrbanSus – Sustentabilidade Urbana destinado a contribuir no processo de formação do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos Regionais em Sustentabilidade da UFSC. Assista ao vivo.

4 e 5 de novembro, 9h30 - As Vidas dos Artistas no Mundo Globalizado

Conferência internacional discutirá a importância da pesquisa biográfica sobre artistas, numa tentativa de identificar invariantes e/ou tradições autônomas em suas vidas. Assista ao vivo.

5 de novembro, 9h30 - Um Mestre da Moderna Sociologia Industrial e do Trabalho no Brasil

Encontro organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia em homenagem a Leôncio Martins Rodrigues, ex-professor titular de ciência política da USP e da Unicamp, morto em 3 de maio. Assista ao vivo.

5 de novembro, 10h - 5G no Brasil - Um balanço de quatro aspectos relacionados à sua implantação

Discussão das opiniões manifestadas em debates anteriores organizados pelo Think Tank sobre Implantação do 5G no Brasil. O objetivo é reunir dados para estruturação do projeto e publicação de documento final. Assista ao vivo.

5 de novembro, 14h - Relatório 2021 Lancet Countdown – Lançamento das Recomendações para Política de Saúde no Brasil

Lançamento da edição 2021 de The Lancet Countdown, relatório anual de colaboração internacional que monitora de forma independente as consequências para a saúde de um clima em mudança. Assista ao vivo.

8 a 11 de novembro, 9h30 - Imaginações Políticas para o Século 21 - John Raws: Democracia e Justiça Social

Para celebrar os 50 anos do clássico “Uma Teoria da Justiça”, de John Raws (1921-2002), webinar internacional tratará da atualidade da obra perante os velhos-novos desafios nas cenas políticas. Assista ao vivo.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.