Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 298

Boletim IEA - 298

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/03/2022 13:25

Edição 298 — 17 de novembro de 2021

REVISTA

Cultura, sustentabilidade e espaços religiosos são temas da nova edição de “Estudos Avançados”

Foi lançada este mês a edição 103 da revista Estudos Avançados, que traz os dossiês Cultura e Sociedade, Híbridos do Conhecimento II e Espaços Religiosos II. Segundo o editor da publicação, Sérgio Adorno, a partir de diferentes perspectivas metodológicas aplicadas em vários territórios temáticos e conceituais, o dossiê Cultura e Sociedade "procura acercar-se dos sentidos possíveis, ou talvez mesmo perdidos, dos tempos presentes". Os outros dois conjuntos de textos da edição complementam dossiês iniciados no número 102 da revista. A versão digital pode ser baixada gratuitamente no site da SciELO.

DESTAQUES

Livro
IEA lança livro sobre alternativas sustentáveis para a Amazônia

O livro "Amazônia: Alternativas à Devastação" é uma amostra do que “pode ser feito para alterar radicalmente a forma pela qual essa parcela fundamental do território é tratada”, segundo seus organizadores, o geógrafo Wagner Costa Ribeiro e o sociólogo Pedro Roberto Jacobi, ambos integrantes do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA. Com oito capítulos escritos por 16 pesquisadores - inclusive Ribeiro e Jacobi - e 147 páginas, o livro recém-publicado foi produzido pelo IEA e pode ser baixado gratuitamente. Ele é dedicado à memória da geógrafa Neli Aparecida de Mello-Thery, autora de um dos capítulos. Morta em abril, ela era especialista em políticas ambientais e sustentabilidade.

Oportunidade de pesquisa
USP Cidades Globais recebe inscrições para seleção de pesquisadores até o dia 29

Os interessados em realizar pesquisa de pós-doutorado ou atuar como pesquisador colaborador no Centro de Síntese USP Cidades Globais têm até o dia 29, às 15h, para se inscrever na seleção. Os selecionados poderão se vincular a um dos 19 temas do centro por um período de seis meses a cinco anos. Não há concessão de bolsas. A carga horária mínima é de 960 horas, 20 horas por semana. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de dezembro. Os selecionados começarão suas atividades no centro em 24 de março de 2022. Além de desenvolver suas pesquisas, eles deverão realizar ao menos um simpósio e submeter artigo a periódico científico, entre outras atribuições.

Evento
Néstor García Canclini apresenta resultados de pesquisa sobre institucionalidade da cultura

No encontro Emergências Culturais Latino-Americanas: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México, no dia 25 novembro, às 15h, o antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini, atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, e os pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela apresentam os resultados obtidos na pesquisa “A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais”, projeto que desenvolvem desde setembro de 2020. De acordo com Canclini, a pesquisa trabalhou com dados do Brasil, México e outros países latino-americanos.

ACERVO IEA

Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto
Projeto Floram, uma proposta de 1990 para ajudar a retardar o efeito estufa

Em 30 de junho de 1990, ocorreu o seminário de lançamento do Projeto Floram – Florestas para o Meio Ambiente, desenvolvido no IEA (assista ao vídeo). A proposta central era o reflorestamento de 200 mil km2 do Brasil (2,3% do território) em 30 anos. Seria uma contribuição para um esforço mundial de sequestro de CO2 presente na atmosfera, de forma a retardar em 50 anos os riscos de efeito estufa. Durante o período seria priorizado o desenvolvimento de fontes e usos de energia livre de carbono. A origem do projeto foi um desafio de Wilfred Bach, da Universidade de Munster, à delegação brasileira no congresso Climate and Development, em 1988, na Alemanha: “Por que o Brasil, com tamanha extensão territorial e com um clima que permite o crescimento rápido de florestas, não desenvolve um grande projeto de reflorestamento destinado a fixar em fitomassa o excesso de carbono flutuante na atmosfera?". O reitor da USP à época, José Goldemberg, solicitou em maio de 1989 que o IEA iniciasse estudos sobre a questão, trabalho que resultou no Projeto Floram, liderado pelo geógrafo Aziz Ab’Saber (1924-2012). A íntegra do projeto e comentários adicionais foram publicados no n º 9 da revista Estudos Avançados.

AGENDA

29 de setembro, 14hComida e Bebida na Cultura Missionária Atlântica (Séculos 16 a 19)

Seminário sobre como os missionários vindos da Europa descreveram em cartas, tratados e outros documentos os hábitos de alimentação e bebidas dos povos latino-americanos. Assista ao vivo.

30 de setembro, 14hEmergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil

Lançamento do segundo número dos Cadernos de Pesquisa da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, com textos de Néstor García Canclini, Sharine Melo e Juan Ignacio Brizuela. Sob a coordenação de Canclini, os pós-doutorandos discorrem sobre a Lei Aldir Blanc e os pontos de cultura no Agreste Baiano. Assista ao vivo.

5 de outubro, 15hA Questão Climática pelas Lentes da Ciência Política

Encontro visa suprir a falta de participação dos estudos em relações internacionais no debate sobre as mudanças climáticas, vistas como um problema de governança mundial. Assista ao vivo.

6 de outubro, 14h30Decolonizando a Psicologia e sua História

Um debate sobre como a questão da decolonização atravessa áreas da psicologia e sobre a contribuição dos estudos históricos com foco nas relações entre a psicologia e o contexto sociocultural. Assista ao vivo.

14 de outubro, 11hLoreto in the Americas

Webinar (em inglês) tratará da recepção e da circulação da devoção a Nossa Senhora de Loreto nas Américas. O objetivo é verificar o estado da pesquisa e quais projetos estão em andamento sobre o tema.

18 de outubro, 16hInteligência Artificial e Trabalho: Os Desafios Impostos à Educação pelas Novas Interfaces Homem-Máquina

Encontro irá discutir como introduzir no ensino brasileiro, desde a educação básica, a lógica e os fundamentos da IA, conhecimento que os organizadores consideram mandatório para se permanecer relevante na vida profissional e social do século 21. Assista ao vivo.

19 de outubro, 9hGestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras

Seminário da série UrbanSus irá tratar dos paradigmas relacionados à gestão de riscos e desastres no Brasil e no contexto da Lei n° 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Assista ao vivo.

18 de novembro, 9h - Biotecnologia na Amazônia: Abordagens Conceituais e Políticas Públicas de IC&T em Construção

Conferência da especialista em redes urbanas amazônicas e gestora pública na área de inovação Tatiana Schor, da Ufam e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. Assista ao vivo.

19 de novembro, 16h - O Agronegócio pelas Lentes da Economia Política: Desafios de Governança Democrática

Lideranças de forte atuação e analista de grande experiência – todos com especialização em economia agrícola – discutem os dilemas de governança democrática na perspectiva do agronegócio. Assista ao vivo.

22 de novembro, 9h - Entre Metafísica, Distopia e Mecenato

Conferência sobre as teorias sociais fictícias presentes no livro “O Choque das Raças ou O Presidente Negro” (1926), de Monteiro Lobato, e como elas refletem teorias sociais presentes e futuras com lastro na realidade. Assista ao vivo.

22 de novembro, 14h30 - Os 150 Anos da Outra Grande Obra de Darwin

Conversa entre docentes dedicados à história, à filosofia e ao ensino das ciências da vida sobre a importância do livro “A Descendência do Homem”, publicado pelo naturalista britânico Charles Darwin em 1871. Assista ao vivo.

23 de novembro, 9h - Relatório da Comissão Interamericana e as Persistentes Violações de Direitos Humanos no Brasil

Encontro apresentará e debaterá o relatório lançado no início de 2021 pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre a situação brasileira, referente à visita da comissão ao país em 2018. Assista ao vivo.

24 de novembro, 9h - Governança, Planejamento Municipal e Coprodução Cidadã

Debate sobre iniciativas inovadoras como o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pólis na Plataforma Global pelo Direito à Cidade e a Rede de Monitoramento Cidadão “Ver a Cidade”, mantida pelo FloripAmanhã. Assista ao vivo.

25 de novembro, 15h - Emergências Culturais Latino-Americanas: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México

Néstor García Canclini, titular da Cátedra Olavo Setubal, Sharine Melo e Juan Brizuela apresentam os resultados da pesquisa “A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais”. Assista ao vivo.

26 de novembro, 15h - Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno

Encontro discutirá as implicações biopolíticas do Antropoceno a partir da visão da Terra como agente político e da política como agente geológico, conforme pressuposto da filósofa política americana Jane Bennett. Assista ao vivo.

30 de novembro e 1º de dezembro, 18h -Memória/Apagamento – Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina

Encontro refletirá sobre a temática das biografias e dos vazios biográficos de forma transdisciplinar, a fim de contemplar e confrontar diferentes facetas da atuação de artistas e/ou comunidades de artistas. Assista ao vivo.

2 de dezembro, 15h - A Política das Ruas nos Governos Petistas

Conferência da socióloga Angela Alonso, da FFLCH-USP, no ciclo anual da Cátedra Otavio Frias Filho. Ela falará sobre sua pesquisa a respeito das manifestações de 2013, a qual resultará em livro e em documentário. Assista ao vivo.

2 de dezembro, 19h - O Impacto da Pandemia de Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo – 4º encontro

Encontro organizado pelo Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo com a participação de autoridades públicas, gestores e pesquisadores sobre as consequências da pandemia. Assista ao vivo.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.