Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 18/09/2014 10:05 - última modificação 07/10/2014 09:07

Edição 204 — 17 de setembro de 2014

Seminário analisa o Programa Nacional de Plataformas de Conhecimento

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

O Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA realiza seminário no dia 26 de setembro, às 10 horas, na Escola Politécnica (Poli), para debater as características e os efeitos esperados do Programa Nacional de Plataformas de Conhecimento (PNPC), lançado pelo governo federal no dia 25 de junho. A apresentação do PNPC será feita pelo presidente da Finep, Glauco Arbix. Os debatedores serão o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan; o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, José Eduardo Krieger; e Antonio Mauro Saraiva, professor da Poli.  A moderação será do coordenador do OIC, Mario Salerno.

Seminário debate as relações entre arte performativa, vida e morte

Marina Abramovic: A Arte e a Vida por Um Fio é o tema do segundo seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política, que o Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela realiza no dia 22 de setembro, às 15 horas, no Instituto de Química (IQ). No encontro, o filósofo Renato Janine, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, analisarão a obra da artista sérvia Marina Abramovic, pioneira na arte performativa de longa duração e conhecida por envolver o público, transformando os espectadores em co-criadores das performances.

Explorando a subjetividade animal

Os diversos aspectos envolvidos no estudo da subjetividade animal serão discutidos no sexto encontro do ciclo de conferências e debates Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, o evento engloba duas mesas-redondas, que acontecem nos dias 29 e 30 de setembro, ambas às 9h30, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Entre as questões a serem abordadas estão as manifestações da subjetividade, a possibilidade de uma consciência da morte, a percepção da temporalidade e a presença da autonomia entre os animais.

O futuro do amor na era das tecnologias do futuro

O seminário O Amor em Tempos Tecnológicos: “Ela” na Solidão, realizado pelo Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA no dia 11 de agosto, baseou-se no filme “Ela” (2013), do cineasta americano Spike Jonze, para discutir aspectos como as relações entre o ser humano e a tecnologia, as diferentes formas de amor num contexto pós-humano e o lugar dos recursos tecnológicos na socialização.  O encontro abriu o ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política. Os debatedores foram o filósofo Renato Janine Ribeiro, coordenador do grupo; o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA; e a filósofa Olgária Matos, coordenadora do Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA .

__________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marqueswww.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922.
BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação — Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (11) 3091-3922Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.