Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 07/10/2014 09:10 - última modificação 03/11/2014 09:07

Edição 205 — 6 de outubro de 2014
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Os impactos dos avanços  biotecnológicos na condição humana

O Ser Humano e a Técnica é o título do seminário que se realiza no dia 8 de outubro, às 15 horas. Será o quarto encontro do ciclo Em Busca do Sentido Perdido. O expositor será o psiquiatra e psicanalista Claudio Cohen, professor da Faculdade de Medicina da USP especialista em bioética e bioética clínica. Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e a cientista política Maya Mitre, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, serão os debatedores. A moderação estará a cargo do cientista político Bernardo Sorj, professor visitante do IEA e coordenador do ciclo.

Pensando um novo modelo de universidade

O engenheiro civil Luiz Bevilacqua, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), faz a conferência A Universidade em Um Tempo de Choque Cultural no dia 10 de outubro, às 15 horas. Para ele, a estrutura acadêmico-pedagógica do sistema universitário não tem acompanhado as novas demandas que emergem no âmbito da produção de conhecimento. Este será o quarto encontro do ciclo Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro, organizado por Renato Janine Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA.

Os rumos da política no cenário de crise das relações pessoais

O terceiro seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política terá como tema A Política Está se Esgotando? Organizado pelo Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA, o encontro acontece no dia [EVENTO ADIADO - AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES]. Os expositores serão o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCLH) da USP e coordenador do grupo, e Massimo Canevacci, professor visitante do Instituto. Entre as questões a serem debatidas está o futuro da política no contexto de transformação das relações pessoais.

A Medalha Fields de Artur Ávila e a escola brasileira de matemática

Para contextualizar historicamente a premiação do pesquisador brasileiro Artur Ávila com a Medalha Fields, o IEA e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, com apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, realizam o seminário Artur Ávila, a Medalha Fields e a Escola de Matemática Brasileira no dia 15 de outubro, às 14 horas. Os expositores serão três pesquisadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde Ávila fez a pós-graduação: Marcelo Viana, Maurício Peixoto e Welington de Melo. A moderação será de Edson de Faria (IME).

____________________________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marqueswww.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922.
BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação — Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (11) 3091-3922Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.