Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 24/11/2014 10:24 - última modificação 24/11/2014 10:24

Edição 207 — 19 de novembro de 2014

TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Livro analisa representação política  e sua relação com a qualidade  da democracia no Brasil

O desempenho das instituições de representação e sua relação com a qualidade da democracia no Brasil são analisados no livro "O Congresso Nacional, os Partidos Políticos e o Sistema de Integridade”, que será lançado em seminário no dia 24 de novembro, às 14 horas, no IEA. Organizado pelo cientista político José Álvaro Moisés, o estudo é uma publicação do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP e da Fundação Konrad Adenauer. O seminário terá apresentações dos seis capítulos da obra por seus autores. O lançamento é uma realização do NUPPs e do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA.

A dimensão política da obra  arquitetônica de Lina Bo Bardi

Em comemoração ao centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA realiza dia 25 de novembro, das 10 às 17 horas, na Sala de Eventos do Instituto, o seminário A Poética em Lina Bardi: Uma Gramática Política. Sob coordenação de Eda Tassara, coordenadora do grupo e professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, o encontro discutirá a dimensão política da obra e do pensamento da projetista, considerada precursora da Teoria Crítica Pós-Colonial.

Um debate sobre as contribuições que a  COP 20 pode dar à negociação do clima

Na primeira quinzena de dezembro, em Lima, Peru, acontece a 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20). Há dúvidas se a conferência conseguirá definir as bases reais para um novo acordo climático. As perspectivas para isso serão discutidas no debate COP 20: O Que Podemos Esperar?, que o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, com apoio do Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Climáticas (Incline), organiza no dia 26 de novembro, às 14 horas, no IEA. O encontro terá como debatedores Eduardo Felipe Pérez Matias, Ricardo Baitelo e Wagner Costa Ribeiro. A discussão será moderada pelo coordenador do grupo de pesquisa Pedro Roberto Jacobi.

A Primeira Guerra Mundial sob o enfoque ideológico, historiográfico e literário

A História nos Pode Ensinar Algo? 100 Anos da Primeira Guerra Mundial é o tema do seminário que o IEA realiza no dia 28 de novembro, em parceria com a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, vinculada à USP, e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O encontro será dividido em dois painéis temáticos: Literatura, coordenado por Helmut Galle, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no qual haverá uma reflexão estética sobre a produção literária em torno da Primeira Guerra Mundial; e História e História das Ideias, sob coordenação de Karen Lisboa, da FFLCH, que terá exposições sobre aspectos políticos e historiográficos do conflito.

Subjetividade e sofrimento na vida contemporânea

O Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo promove no dia 28 de novembro, às14 horas, no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, o seminário Crise de Filiação: Subjetividade e Sofrimento. Os expositores serão: Cynthia A. Sarti, da Unifesp, que falará sobre Memória e Esquecimento; Maria Inês Assumpção Fernandes, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, com o tema A Ruptura da Filiação; e Tales Ab'Sáber, da Unifesp, com exposição sobre A Música do Tempo Infinito. A moderação será da coordenadora do grupo de pesquisa Olgária Matos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

_____________________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor:
Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr. e Sedi Hirano
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.