Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 09/12/2014 13:35 - última modificação 06/07/2015 14:14

Edição 208 — 8 de dezembro de 2014

TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

USP celebra o matemático Artur Avila, Medalha Fields 2014

Artur Avila, ganhador da Medalha Fields 2014, honraria considerada o "Prêmio Nobel da Matemática", será homenageado na manhã do dia 10 de dezembro em sessão na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, numa iniciativa do IEA, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Esta é a segunda homenagem ao medalhista organizada pelos três institutos. A primeira foi o seminário Artur Avila, a Medalha Fields e a Escola de Matemática Brasileira, no dia 15 de outubro. A sessão no dia 10 faz parte do I Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada. A solenidade de abertura será às 9 horas. Às 9h30, Avila fará a conferência inaugural do congresso; às 10h30, conversará com o matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde o homenageado fez a pós-graduação.

IEA homenageia seus professores honorários

O biofísico Gerhard Malnic, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e o físico Alberto Luiz da Rocha Barros (1930-1999), do Instituto de Física, foram agraciados com o título de professores honorários do IEA pelo Conselho Deliberativo em setembro de 2013. No dia 15 de dezembro, a partir das 17 horas, na Sala do Conselho Universitário da USP, eles e os outros professores honorários do Instituto serão homenageados em solenidade para convidados. Alfredo Bosi, ex-diretor do Instituto e editor da revista "Estudos Avançados", fará o discurso de homenagem aos honorários. O fisiologista Rui Curi, do ICB, e o historiador Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor do Instituto, apresentarão uma retrospectiva das carreiras de Malnic e Rocha Barros.

“Estudos Avançados” e “Scientiae Studia” estarão na 16ª Festa do Livro da USP

O IEA participará da 16º Festa do Livro da USP, de 10 a 12 de dezembro, das 9 às 21 horas, na Escola Politécnica (Poli). Nela, 145 editoras venderão suas publicações com desconto mínimo de 50%. O estande do Instituto será o de número 9, no Edifício da Engenharia Mecânica, no qual serão vendidos exemplares da revista "Estudos Avançados" a R$ 15,00 e da "Scientiae Studia" a R$ 12,50. A festa é uma realização da Edusp (Editora da USP) e da Poli, com apoio da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e da Prefeitura do Campus USP da Capital.

_____________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor:
Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr. e Sedi Hirano
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.