Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim quinzenal do IEA/USP – nº 57 — 1º a 15 de maio de 2005

Boletim quinzenal do IEA/USP – nº 57 — 1º a 15 de maio de 2005

por Sandra Codo - publicado 01/05/2005 00:00 - última modificação 18/11/2015 15:34


workshop
• O diálogo Sul-Sul para
redução dos gases efeito estufa

eventos públicos
• As conferências de
Jaan Valsiner
e Marcus Barros

online
• Acessos diários a Estudos Avançados
na Scielo ultrapassam 1,5 mil


Edições anteriores:
www.iea.usp.br/contato

Solicite cadastro pelo
e-mail mbellesa@usp.br

Indique contato,
para os amigos

Para cancelar o envio,
escreva RETIRAR no
ASSUNTO da resposta

NOTA
• Abertas as inscrições para conferência sobre mudanças globais

LEMBRETE
O programa de rádio do IEA Contexto pode ser ouvido em www.radio.usp.br
no momento de sua transmissão pela USP FM (93,7) aos domingos, às 10h30
(também estão disponíveis no site as edições a partir de dezembro)

workshop
O diálogo Sul-Sul para redução dos gases efeito estufa

 

A implantação do Protocolo de Kyoto e o regime pós-2012 foram debatidos no Workshop sobre Estratégias de Redução das Emissões de Gases Efeito Estufa dos Países em Desenvolvimento, realizado nos dias 12 e 13 de maio no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. O evento foi organizado pelo IEA, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Fundação William e Flora Hewlett, com apoio do IEE.

O evento reuniu cerca de 30 especialistas do Brasil, Índia, China e México. A manhã do primeiro dia foi dedicada à discussão das estratégias adotadas pelos quatro países. A tarde teve três temas de debate: "O Papel da Eficiência Energética nas Emissões de Carbono em uma Agenda Sul-Sul", "Cenários Sul-Sul para o Uso do Solo e Redução dos Gases Efeito Estufa" e "Oportunidades de Mercado para Mecanismos de Desenvolvimento Limpo nos Países Emergentes". Na manhã do segundo dia foi realizada a mesa-redonda "A Construção de uma Agenda de Políticas Públicas".

Participaram pelo Brasil, entre outros: José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; Fábio Feldman, secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade; Luiz Gylvan Meira Filho, professor visitante do IEA; João Steiner, diretor do IEA; e Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP e ex-diretor do IEA.

Sessão em que foram debatidas as estratégias dos
quatro países e propostas para o regime pós-2012

 

eventos públicos
As conferências de Jaan Valsiner e Marcus Barros

 


Jaan Valsiner, psicólogo

PSICOLOGIA
As ciências em geral atravessam um período de transição social, no qual passam de um empreendimento epistemológico individual - por exemplo, a criatividade de Mendeleyev, de Einstein - para amplos empreendimentos coletivos de pesquisa. Mudanças históricas na psicologia indicam a existência de uma mudança semelhante, em direção a um modelo fabril de produtividade científica e avaliação administrativa. Essa mudança cria grandes desafios em áreas em que o sistema teórico de uma ciência ainda não se encontra totalmente desenvolvido, como no caso da psicologia.

As implicações desse modelo fabril para a psicologia contemporânea e para o seu desenvolvimento futuro serão discutidas pelo psicólogo Jaan Valsiner, da Universidade Clark (EUA), na conferência "A Psicologia como uma Fábrica: Tradições em Vias de Mudança e Novos Desafios Epistemológicos", no dia 31 de maio, às 15h.

AMBIENTE
Marcus Barros, presidente do Ibama, faz no dia 6 de junho, às 15 horas, a conferência "A Política Brasileira de Meio Ambiente". Barros foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e reitor da Universidade Federal do Amazonas, onde é professor da Faculdade de Ciências da Saúde.


Marcus Barros,
presidente
do Ibama

Pesquisador do Inpa desde 1975, onde criou e dirigiu o Laboratório de Leishmaniose, Barros foi o responsável pela instalação do escritório técnico regional da Fiocruz no Amazonas, onde elaborou o planejamento estratégico para a criação das linhas de pesquisa, publicou o atlas "Espaço e Doença — Um Olhar sobre o Amazonas" e coordenou a expedição científica Rio Negro/Rio Branco, que resultou no livro "Revisitando a Amazônia de Carlos Chagas — Da Borracha à Biodiversidade". É criador do Museu Amazônico para a preservação da cultura dos povos da Amazônia Ocidental, do Centro de Ciências do Ambiente e do Centro de Artes Hannehman Bacelar.

Mais: as duas conferências acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP; informações com Cláudia Regina (clauregi@usp.br), telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442.

 

online
Acessos diários a Estudos Avançados
na Scielo ultrapassam 1,5 mil


Mais 11 edições da revista "Estudos Avançados" foram incluídas na Scielo (Scientific Electronic Lybrary Online, www.scielo.br) nos últimos dois meses. Na data de fechamento deste boletim, já estavam disponíveis 18 números (do 35 ao 52, todas as edições dos últimos 6 anos), que podem ser consultados gratuitamente por todas as pessoas com acesso à Internet. A Scielo é um projeto desenvolvido pela Fapesp em parceria com a Bireme (Centro Latino-Americano e Caribenho de Informação em Ciências da Saúde) e apoio do CNPq. Atualmente o projeto conta com edições de 134 periódicos científicos.

Apesar de "Estudos Avançados" participar dessa biblioteca eletrônica apenas a partir de meados do segundo semestre de 2004, em abril de 2005 os nºs 51 e 52 encabeçaram a relação de edições mais acessadas entre todas aquelas de revistas de ciências humanas. Na segunda semana de maio, o total de acessos diários à revista foi superior a 1.500.

Ainda este ano o IEA disponibilizará todos os números de "Estudos Avançados" na Scielo. Será uma oportunidade ímpar para que o público tenha total acesso a dezenas de dossiês e artigos de inúmeros dos mais importantes cientistas e humanistas do País e diversos do Exterior, tais como Raymundo Faoro, Noam Chomsky, Antonio Candido, Jürgen Habermas, Jacques Derrida, Giovanni Berlinguer, Alberto da Costa e Silva, Hildebrando Pereira da Silva, Philip Fearnside, Johanna Döbereiner, Milton Santos, Marilena Chauí, Ignacy Sachs, Mario Schenberg, Enzo Faletto, Celso Furtado, Octavio Ianni, Robert Kurz, Larry Laudan, Sábato Magaldi, John Kenneth Galbraith, Fernando Novais, José Paulo Paes, Franklin Leopoldo e Silva, Aziz Ab'Sáber e Boaventura de Souza Santos.

 

Nota


Abertas as inscrições para
conferência sobre mudanças globais

Já estão abertas as inscrições para a II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, que será realizada de 6 a 10 de novembro no Blue Tree Convention Ibirapuera, São Paulo. A conferência é uma realização do IEA, com apoio de Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Climatologia, Centro Clima da UFRJ, CREA-SP, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, Grupo de Mudanças Globais da Unicamp, Instituto Internacional de Ecologia, IPT, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP e Unesp. A organização é da Acqua Viva Eventos. Para mais informações e inscrições, visite o site da conferência: www.acquaviva.com.br/mudglobais.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Alfredo Bosi
Conselho Deliberativo: Alfredo Bosi, Ana Lydia Sawaya, Celso Grebogi, César Ades, Hernan Chaimovich, João Steiner e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br — www.usp.br/iea

contato,
Boletim quinzenal produzido pela Assessoria de Imprensa do IEA
Redação e edição: Mauro Bellesa (jornalista responsável, MTb-SP 12.739)
mbellesa@usp.br — www.iea.usp.br/contato
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travesa J, 374, térreo, Cidade Universitária, 05508-900, São Paulo, SP — Telefones: (11) 3091-3919 e 3091-4442