Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 218

Boletim IEA - 218

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 21/09/2015 16:08

Edição 218 — 27 de agosto de 2015

IEAs criam Fórum de Estudos Avançados

Os institutos e centros de estudos avançados brasileiros criaram no dia 12 de agosto o Fórum de Estudos Avançados, um espaço de ação e reflexão crítica/criativa destinado a implementar estudos e pesquisas prospectivas de caráter interdisciplinar. A iniciativa foi anunciada no final do 3º Encontro de Institutos de Estudos Avançados nacionais, realizado no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

A astrofísica Beatriz Barbuy é a nova integrante do Conselho Deliberativo do IEA

Beatriz Barbuy, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, foi escolhida pelo reitor em julho para integrar o Conselho Deliberativo (CD) do IEA. Ela é graduada em física pelo Instituto de Física (IF) da USP, mestre em astronomia pelo IAG-USP e doutora em astrofísica pela Université Paris Diderot, França. Barbuy ingressou no CD em vaga aberta com o fim do mandato do sociólogo Sedi Hirano.

Goldemberg é nomeado presidente da Fapesp

O físico José Goldemberg, professor honorário do IEA, foi nomeado presidente da Fapesp pelo governador Geraldo Alckmin. A nomeação foi publicada no "Diário Oficial do Estado de São Paulo" no dia 22 de agosto. Goldemberg substitui na função o jurista Celso Lafer. A escolha foi feita a partir de lista tríplice onde também constavam o sociólogo José de Souza Martins e o fisiologista Eduardo Moacyr Krieger.

PESQUISA

Jeffrey Lesser, novo professor visitante, estudará hábitos culturais e saúde na cidade de São Paulo

"Metrópole, Migração e Mosquitos: Historiando os Resultados em Saúde em São Paulo" é o tema da pesquisa que o historiador Jeffrey Lesser, da Emory University, Estados Unidos, novo professor visitante do IEA, desenvolverá a partir de 1º de outubro. O projeto analisará dados sobre as infecções por febre amarela (no século 19), dengue (século 20) e chikungunya (século 21) em duas regiões da cidade de São Paulo:  Luz/Bom Retiro e Liberdade Cambuci.

IEA participa de evento na Turquia sobre movimentos sociais

No dia 7 de setembro, na Universidade Ipek, em Istambul, Turquia, será realizado o workshop Novos Movimentos Sociais na Turquia e no Brasil. Os organizadores do encontro são o IEA, o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), o Instituto Istambul e o Centro Cultural Brasil-Turquia. Sergio Fausto, superintendente executivo do iFHC, Bernardo Sorj, professor visitante do IEA, e Martin Grossmann, diretor do IEA, estarão entre os expositores.

Seminário aborda a educação em agroecologia em diferentes setores

Os conceitos e práticas relacionados à educação em agroecologia serão discutidos no seminário Diálogos sobre Educação em Agroecologia, que se realiza no dia 16 de setembro, das 9h às 17h, no IEA. Participarão pesquisadores e representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais. O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho em Agroecologia, do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

José Luis Lezama discute as perspectivas para as negociações climáticas

Em dezembro, em Paris, acontece a 21ª Conferência das Partes (COP-21), na qual os países participantes tentarão um acordo vinculativo sobre o clima que limite o aquecimento médio global a menos de 2°C. Para discutir as possibilidades desse acordo, o IEA receberá no dia 17 de setembro, às 15h30, o pesquisador José Luis Lezama, do Colegio de México, que fará a conferência Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa, Fernanda Rezende e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.