Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 216

Boletim IEA - 216

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 21/09/2015 15:52

Edição 216 — 22 de julho de 2015

Conferência aborda estrutura organizacional interdisciplinar nas universidades

O sociólogo alemão Peter Weingart estará no IEA no dia 28 de julho, às 15h30, para proferir a conferência Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades. Ele se concentrará em formas profundamente institucionalizadas de produção do conhecimento e em estruturas organizacionais rígidas, fechadas em departamentos e faculdades. Para enriquecer a discussão, Weingart apresentará casos de instituições empenhadas em modificar suas estruturas organizacionais como forma de otimizar a resposta aos novos problemas que se colocam à ciência e à sociedade.

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Inscrições para a 2ª Intercontinental Academia vão até 6 de agosto via IEA

Pesquisadores que queiram estudar o temaDignidade Humana na segunda Intercontinental Academia (ICA) têm até 6 de agosto para enviar suas inscrições ao IEA. Organizado pelo Instituto Israel para Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e pelo Centro para Pesquisas Interdisciplinares da Universidade de Bielefeld, Alemanha, o projeto terá sua primeira etapa realizada de 6 a 20 de março de 2016, em Israel; e a segunda, de 1 a 12 de agosto, na Alemanha.

RELATO

Nacionalismo identitário em foco

Debate realizado pelo IEA no dia 24 de junho reuniu pesquisadores para discutir O Desafio do Nacionalismo Identitário com foco em três regiões do mundo. O cientista político Álvaro Vasconcelos falou sobre o crescimento dos partidos de extrema direita na Europa; a historiadora Arlene Clemesha tratou da emergência do Estado Islâmico no Oriente Médio; e Leandro Karnal, também historiador, abordou a questão do nacionalismo e da identidade no Brasil. O encontro foi organizado pelo IEA e IRI-USP no âmbito do Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia coordenado por Álvaro Vasconcelos.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.