Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Em ano eleitoral, BrCidades lança agenda com propostas para governos e sociedade civil

por Nelson Niero Neto - publicado 18/02/2020 12:45 - última modificação 09/03/2020 08:14

Lançamento reunirá arquitetos, urbanistas, pesquisadores e professores universitários no IEA, no dia 9 de março, às 9h30

Córrego na São Remo
O combate à desigualdade e o apoio a movimentos populares que reivindicam moradia, saneamento e mobilidade estão entre as questões prioritárias da BrCidades | Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Em ano de eleições municipais, a rede BrCidades irá apresentar no IEA um projeto para as cidades brasileiras. Construído coletivamente após dois anos de trabalho e contribuições de 16 núcleos estaduais, a agenda visa à construção de cidades economicamente dinâmicas, socialmente justas, culturalmente plurais e sustentáveis em termos ambientais. As propostas são destinadas a governos e à sociedade civil e serão lançadas no dia 9 de março, às 9h30, no IEA.

O encontro reunirá, além de membros da rede, arquitetos, urbanistas, pesquisadores e professores universitários para debater as pautas levantadas pela agenda (confira a lista de participantes). O debate é aberto ao público, mas requer inscrição. Para assistir a transmissão ao vivo no site do IEA, não é preciso se inscrever.

A BrCidades espera aproveitar as eleições municipais e a atenção da opinião pública com as cidades para pautar questões que, “embora urgentes, nem sempre estão presentes em debates e discursos atualmente dominantes”. Entre essas questões, a rede coloca como pontos cruciais o combate à desigualdade e o apoio a movimentos populares que reivindicam moradia, saneamento e mobilidade.

O coletivo ainda inclui em sua pauta o que vê como “um novo ciclo de movimentos sociais urbanos”: os movimentos negro e feminista, além dos artísticos, periféricos e estudantis em geral. “Nesse sentido, não se trata de um programa de governo, mas sim de um conjunto de proposições que objetivam incidir em políticas públicas e nas questões urgentes na sociedade”.

Entre os temas que serão aprofundados na agenda, com propostas objetivas de intervenção, estão:

• o uso da terra nas grandes cidades e a falta de moradias para populações de baixa renda;
  • a falta de investimentos públicos em periferias e favelas;
  • o controle do orçamento e a democratização das informações as gestões públicas;
  • o combate a todas as formas de segregação étnica e racial;
  • o combate a todas as formas de violência contra a mulher, bem como a reafirmação das políticas de igualdade de gênero;
  • a mobilidade urbana, transporte coletivo e valorização de meios alternativos ao automóvel;
  • o combate da poluição das águas, da terra e do ar e o preparo das cidades para os efeitos das mudanças climáticas.

BrCidades

O coletivo BrCidades reúne pesquisadores, profissionais e militantes de movimentos sociais e busca “construir cidades mais justas, mais solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis”. Através de seus 16 núcleos estaduais, a rede organiza debates públicos, seminários e fóruns e tem parcerias e relações com mais de 60 movimentos sociais e mais de 40 entidades técnicas, estudantis e profissionais, além de pesquisadores de 25 universidades públicas e privadas.

Participantes confirmados

Ermínia Maricato — Arquiteta e urbanista, foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo entre 1989 e 1992.

Celso Carvalho — Foi secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.

João Sette Whitaker Ferreira — Professor da FAU-USP, foi secretário de habitação do município de São Paulo, coordenador do NAP Escola da Metrópole.

Karina Leitão — Professora da FAU-USP, tem experiência na área de planejamento urbano e regional.

Maria Lucia Refinetti — Arquiteta e urbanista, é professora da FAU-USP. Foi conselheira no Conselho de Habitação do Município de São Paulo entre 2003 e 2007.

Caio Santo Amore — Arquiteto e urbanista, é professor da FAU-USP.

Francisco Comaru — Engenheiro, é professor na Universidade Federal do ABC.

Paolo Colosso — Arquiteto, é professor na Universidade Federal de Santa Catarina.

Margareth Uemura — Arquiteta e urbanista, faz parte do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo e da diretoria do Instituto Pólis.

Carina Serra — Arquiteta e urbanista, é coordenadora do BrCidades.

Douglas Magami — Defensor público do estado de São Paulo com experiência e atuação na área de habitação e urbanismo.

Lizete Rubano — Arquiteta e urbanista, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Luiz Kohara — Engenheiro civil e urbanista, é fundador e colaborador do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

BrCidades: Por um Projeto Coletivo para as Cidades do Brasil
9 de março, 9h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet