Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto se comprometem com Plano de Cidade

Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto se comprometem com Plano de Cidade

por Thais Cardoso - publicado 27/11/2020 13:18 - última modificação 27/11/2020 13:18

Documento foi elaborado por 28 entidades municipais, incluindo o IEA-RP, com sugestões de políticas públicas locais para os próximos dez anos

Os candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB) assinaram, nesta semana, uma carta-compromisso em que se comprometem a seguir as 30 metas propostas no Plano de Cidade. O documento formulado por 28 entidades representativas do município, incluindo o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, traz sugestões de políticas públicas locais para os próximos dez anos.

Coordenado pelo Instituto Ribeirão 2030, o Plano de Cidade é dividido em quatro eixos: modernização da gestão, desenvolvimento econômico, políticas sociais e políticas urbanas e ambientais. O documento tem 262 páginas, com cerca de 300 sugestões de ações para o poder público, formuladas a partir de cem entrevistas com especialistas.

“Parabenizamos a abertura e comprometimento dos dois candidatos. O Plano de Cidade é uma construção coletiva de diversas entidades, com o objetivo comum de melhorarmos nosso município em múltiplos aspectos. Buscamos, principalmente, a atuação em rede, sendo parceiros dos gestores na formulação e execução de políticas públicas”, afirma Eduardo Amorim, presidente do Instituto Ribeirão 2030.

Para o coordenador do IEA-RP, Antonio José da Costa Filho, participar da elaboração do Plano de Cidade e, consequentemente, da carta-compromisso, marca a consolidação do Polo como um locus de conexão entre a USP, a sociedade civil e o poder público municipal. A oportunidade de integrar a iniciativa surgiu a partir da atuação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira.

O polo do IEA aqui em Ribeirão Preto é hoje visto como a ponta de lança da universidade dentro da cidade. Esse é um objetivo que tínhamos desde a última gestão e esperamos que se desdobre em outras ações envolvendo a USP e a cidade de Ribeirão Preto. Acho que a participação na elaboração desses documentos mostra claramente que, tanto do lado da universidade quanto do lado da sociedade civil e do poder público, o IEA-RP hoje é visto e procurado como sendo aquela instituição dentro da USP capaz de fazer essa conexão”.

Costa Filho destaca que a USP tem um papel fundamental para que essas propostas saiam do papel. “Se você analisar o documento, a USP tem abrangência em produção de conhecimento para contribuir em todas essas 30 metas que estão colocadas lá. A carta-compromisso assinada pelos candidatos é muito importante porque esse plano é para dez anos, então perpassa a administração municipal. É preciso ainda envolver os vereadores eleitos, para que o poder legislativo municipal também se comprometa com esse plano”, afirma ele.

Com informações do Instituto Ribeirão 2030