Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reitor designa Carlos Henrique de Brito Cruz novo conselheiro do IEA

Reitor designa Carlos Henrique de Brito Cruz novo conselheiro do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 13/09/2021 13:45 - última modificação 13/09/2021 13:50

O físico Carlos Henriques de Brito Cruz é o novo conselheiro do IEA desde 8 de setembro. Ele foi nomeado pelo reitor Vahan Agopyan para a vaga de representante da sociedade civil sem vínculo de docência com a USP.

Carlos Henrique de Brito Cruz - 2021

No dia 8 de setembro, o reitor da USP, Vahan Agopyan, designou o físico Carlos Henrique de Brito Cruz como novo integrante do Conselho Deliberativo do IEA. Ele assumiu a vaga para representante da sociedade civil sem vínculo de docência com a USP, antes ocupada por dois anos por Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas.

Professor emérito do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp, Brito Cruz é também, desde 3 de setembro, vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier, uma das maiores editoras cientificas do mundo e referência em informações analíticas. Nesse cargo, sua tarefa será fornecer análises para universidades e órgãos de financiamento de pesquisa de todo o mundo, para que atinjam os resultados esperados.

Brito Cruz foi diretor científico da Fapesp até abril deste ano, cargo que ocupou durante 15 anos. Antes, foi presidente da Fapesp, reitor e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, além de diretor do IFGW. Presidiu o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da Fiesp e, no ano passado, o Conselho de Administração do Global Research Council, que reúne os dirigentes das principais agências de fomento à pesquisa do mundo.

Graduou-se em engenharia eletrônica no ITA e obteve os títulos de mestre e doutor em ciências pelo IFGW-Unicamp.  Foi pesquisador visitante no Instituto Ítalo-Latino-Americano na Universidade de Estudos de Roma, Itália, na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, e pesquisador visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, nos Estados Unidos.

Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarrápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais opticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas. Tem contribuído também na pesquisa sobre políticas para ciência e tecnologia e indicadores de impacto de pesquisas.

É coautor de 74 artigos publicados em periódicos científicos. Orientou 11 teses de doutorado e dez dissertações de mestrado. Recebeu a Ordem de Palmas Acadêmicas da França, a Ordem do Império Britânico do Reino Unido, o Prêmio Conrado Wessel de Ciência Geral (concedido pela Fundação Conrado Wessel), a Ordem do Mérito Ciêntífico do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Prêmio Zeferino Vaz (atribuído pela Unicamp). É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000.

Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp